Bom dia gestores
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Ainda para ilustrar o assunto da logística e da infraestrutura, assunto de nossas aulas de GL, na ultima semana, destaco a velocidade dos caminhões que transportam soja para
exportação pelo porto de Santos, que é de 1,6 km/h, mais lenta do que a velocidade
média de um homem adulto. A situação transformou a rodovia Cônego Domenico
Rangoni num grande armazém sobre rodas de soja e milho.
Para acessar terminais como o TEG (Terminal de Exportação
do Guarujá), os caminhões têm de cruzar a estreita e esburacada rua do Adubo,
única passagem e um dos retratos do gargalo logístico do agronegócio nacional.
O caminhoneiro Flávio Figueiredo levou mais de 12 horas
para percorrer uma distância de 20 quilômetros. "Saí às 20h52 de
segunda-feira de Cubatão. São 9h de terça e ainda não cheguei ao TEG. Não dormi
e não comi", diz.
Ele ganha R$ 2.500 por mês e considera pouco para
enfrentar a espera, os assaltos (de que foi vítima há 15 dias) e o caos da
logística.
Em nota, o TEG (associação entre Cargill e Dreyfus) disse
que "está preparado e dimensionado para atender a demanda da exportação e
trabalha de forma organizada para o recebimento coordenado de caminhões".
Sucesso a todos,
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