A palavra do momento é motivação.

Bom dia gestores,

Nesses dias difíceis, salários baixos, horizonte de planejamento curto, dificuldades para colocar planos em prática, gestores que não negociam, não pensam na equipe, e muito menos nos clientes, ficamos meio desmotivados, sem saber ao certo o que fazer, pois não sabemos qual a estratégia da organização, quais diretrizes, quais planos, bem, esses gestores se esquecem de uma das maiores forças dos seres humanos, a motivação.


Não inventaram ainda combustível melhor para o ser humano do que a motivação. Assim como não há valor maior em uma organização do que o seu potencial humano. A combinação dos dois movimenta o mundo com soluções e inovação.

Existem diversos meios para se motivar e uma extrema dificuldade para se manter motivado.

O meio competitivo em que vivemos exige motivação diária ao mesmo tempo em que, é esse meio com o stress, mesquinharias diversas  e problemas que minam nossa motivação, afundando-a no terreno que escolhermos.

Se pensarmos bem, e contrariando alguns argumentos de que a motivação surge de dentro do ser humano, nas organizações ela aparece na combinação das nossas necessidades e do meio em que estamos a ainda temos o poder de senti-la e passar aos outros, ou seja é uma característica que não pode ser construída sozinha.

A organização do futuro atende as necessidades do quadro de pessoal com a motivação gerada no ambiente e potencializa a motivação gerada pelas necessidades de cada indivíduo.

Assim existe a propagação da motivação e ela atinge todos que estejam receptivos ao crescimento.

Hoje, muitas organizações mergulham em programas motivacionais com o foco em uma determinada meta.

Motivar não é um simples propósito, deve ser o estilo de condução da organização, e estar previsto no planejamento estratégico, afinal com todos motivados, abrem-se as portas para o alcance de inúmeras metas com uma enorme chance de sucesso.

Hoje vemos empresas buscando na seleção, profissionais que estejam motivados em ocupar tal vaga, pense bem será uma motivação momentânea se o ambiente não gerar meios para motivar e reacender essa motivação todos os dias. E não é a inexistência de problemas e grandes desafios que configura isso, pelo contrário, esses desafios são um ponto a mais para a ascensão. Essas empresas ainda contratam jogadores de futebol sem fornecer-lhe a bola. A empresa do futuro não só fornece a bola como propicia um ambiente adequado para que esse “jogador” tenha como construir suas jogadas.

Isso não deveria ser limitado às empresas que lidam com a necessidade de ideias e inovação, como as do setor de TI ou de mercados financeiros. Todas as empresas precisam gerar ideias, todas as empresas precisam motivar, essa já é uma grande ideia!

As pessoas têm objetivos iguais nessa área, conquistar espaço, sucesso profissional e melhorias no padrão de vida. Ou seja, somos todos iguais dentro de empresas diferentes, mas parecemos diferentes dentro de empresas iguais.

Comentários

José Marques disse…
Bela Postagem Barão!

Sintetizou o que mais ocorre nas organizações; todos querem o novo, buscam o novo; mas com receitas velhas e ineficazes. Uma coisa que os gestores tem que compreender que segurança, confiança vem antes da plenitude segundo Maslow..mas ai é ensinar o Padre a rezar a missa! Desculpem a parábola que troquem o Padre ou muda-se o credo talvez seja um bom recomeço!
Parabéns