Os 4 A´s do Marketing

Boa noite gestores,

Raimar Richers definiu um modelo que compreende as funções básicas de uma Administração de Marketing. Para Richers, essas funções se dividiriam em 4 fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.

Este modelo batizado de Sistema Integrado de Marketing ficou mais conhecido como os 4 As do Marketing, também em contraposição aos 4 Ps de McCarthy (Produto, Preço, Praça e Promoção).

As fases e atividades correspondentes aos 4As são:


Análise - É a fase de identificação de Forças do Mercado através da pesquisa de mercado e os sistemas de informação como bases de dados e CRM

Adaptação - É a fase de adaptação dos Produtos ou Serviços às necessidades levantadas na fase de Análise, é neste ponto que se efetuam as correções de produto (características, embalagem, design, etc) e preço.

Ativação - É a fase de concretizar os planos através de aspectos logísticos, da distribuição, da venda, e da comunicação, através da propaganda, promoção ou relações públicas.

Avaliação - É a fase de análise dos esforços Gastos e das forças e fraquezas organizacionais através de uma auditoria a todo o processo.

O ideal é utilizar os 4Ps, os 4Cs e os 4As.

Os "Ps", analisam as características físicas do produto, cadeia de suprimentos, produção, distribuição, a questão do preço e do custo e etc...
Os "Cs", analisam aspectos relacionados ao consumidor, necessidades e facilidades de relacionamento.
E por final, mas não menos importantes os "As", que cuidam da gestão estratégica do produto ou serviço.

Sucesso a todos,

Comentários