Boa tarde gestores,
Fui comprar algumas coisas hoje pela manhã, e entrei em
uma papelaria, que a tempos não frequentava, conversei com o dono, um senhor,
já com seus 60 anos, a loja continua a mesma a mais de 13 anos, que é o tempo
que frequento a região.
O empreendedor em questão, se queixou do “movimento”,
reclamando da concorrência, então perguntei com jeitinho a ele, qual estratégia que ele
utilizava para obter vantagem sobre os outros players, e ele me disse que ele
usava a estratégia do “umbigo no balcão”, um termo muito usado no varejo, que é
estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando
as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta
tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer
gestor do varejo ou dono de negócio.
No caso desse empreendedor a estratégia não funcionou
muito bem, ele ficou para trás, pois outras lojas foram abertas na região, lojas
com melhor atendimento, instalações novas, conveniência, produtos alternativos e muita
tecnologia, nesse caso específico, o empreendedor tem que deixar de “olhar
apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto
significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que
seu negócio é excelente.
Para isso organize uma “Agenda positiva” o governo adora
usar esse termo, e tome algumas atitudes:
Participe de associações comerciais
Visite feiras e eventos de seu segmento
Conheça novos fornecedores
Visite concorrentes
Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
Participe de cursos
Portanto estar presente no ponto de venda e também ter
uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou
oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc.
Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se
preocupar com questões de umbigo.
Sucesso a todos,
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