O paradigma do Varejo.

Boa tarde gestores,


Fui comprar algumas coisas hoje pela manhã, e entrei em uma papelaria, que a tempos não frequentava, conversei com o dono, um senhor, já com seus 60 anos, a loja continua a mesma a mais de 13 anos, que é o tempo que frequento a região.


O empreendedor em questão, se queixou do “movimento”, reclamando da concorrência, então perguntei com jeitinho a ele, qual estratégia que ele utilizava para obter vantagem sobre os outros players, e ele me disse que ele usava a estratégia do “umbigo no balcão”, um termo muito usado no varejo, que é estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou dono de negócio.

No caso desse empreendedor a estratégia não funcionou muito bem, ele ficou para trás, pois outras lojas foram abertas na região, lojas com melhor atendimento, instalações novas,  conveniência, produtos alternativos e muita tecnologia, nesse caso específico, o empreendedor tem que deixar de “olhar apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que seu negócio é excelente.

Para isso organize uma “Agenda positiva” o governo adora usar esse termo, e tome algumas atitudes:

Participe de associações comerciais
Visite feiras e eventos de seu segmento
Conheça novos fornecedores
Visite concorrentes
Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
Participe de cursos
Portanto estar presente no ponto de venda e também ter uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc.

Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se preocupar com questões de umbigo.

Sucesso a todos,

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