Boa noite gestores,
Para muitos empreendedores, promoção é sinônimo de
redução de preços e troca de estoque, devemos pensar o seguinte, isso vai muito
além da queda de preços.
Existem várias ferramentas e recursos para o empreendedor
aplicar e gerar bons resultados, de pequenas a grandes empresas, a promoção de
vendas é uma ação recorrente para aumentar o fluxo de caixa do negócio, só que para
que a campanha cumpra o seu papel e o empresário lucre é preciso evitar algumas
atitudes.
De acordo com algumas revistas, abaixo alguns erros que
os empreendedores cometem ao fazer promoções.
1 - Não ter um objetivo,
o objetivo é aumentar o volume de vendas, divulgar a marca ou testar
novos produtos? É importante que o empresário, primeiramente, alinhe o que ele
deseja com a campanha para só depois investir.
O objetivo bem definido é o primeiro passo para
determinar o tipo de promoção que será feita. A tática "pague dois e leve
três", por exemplo, ajuda a queimar estoque. No caso de um brinde
associado à compra, o foco pode ser a divulgação de um novo produto.
2 - Maquiar a promoção, todos observamos no ano passado,
durante a campanha do Black Friday no Brasil, uma das principais reclamações
dos consumidores foi a das ofertas com preços “maquiados”. “Quando existe essa
prática, o cliente se sente enganado e não deseja mais voltar na loja”.
Consumidores não irão gastar dinheiro em algo a não ser
que eles enxerguem uma vantagem real. Especialistas recomendam que empresários
não manipulem os preços e se atentem aos materiais de divulgação sobre as
condições da promoção, para não deixar margem para dúvidas.
3 - Não controlar dados, para avaliar o sucesso de uma
campanha é preciso que o empresário dedique um tempo para computar e tabular os
dados das vendas. O ideal é que o responsável tente mensurar o resultado de
promoção de vendas e compare com o histórico da empresa, para ver qual é a
diferença, assim, é possível avaliar a lucratividade das campanhas feitas pela
empresa e que tipo de promoção deu mais certo para o seu público, e etc.
4 - Focar em queima de estoque, é comum que, em época de
liquidação, as lojas tirem do estoque produtos de coleções passadas, entretanto,
isso pode ser um tiro no pé do empresário, pois os clientes só comprarão algo que
eles desejam muito, é um erro fazer uma campanha para atrair o consumidor, mas
oferecer algo que ele não deseja., uma promoção bem feita agrega valor à marca,
não é mesmo?
5 - Ter uma equipe despreparada, esse é o pior erro, fazer
uma promoção e não treinar os vendedores é um erro muito comum. O desencontro
de informação sobre as condições e preços da ação pode ser um problema. Isso
acaba confundindo o cliente e ele tem a sensação de que está sendo enganado, quando
o canal de comunicação não está adequado, a venda do produto ou serviço
dificilmente acontecerá.
Sucesso a todos,
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