Boa tarde gestores,
Após estudos preliminares e uma série de análises, a
Scania e a Cargolift identificaram a possibilidade de utilizar um modelo bitrem
de 30 metros, em vez de dois caminhões, para realizar a coleta de materiais dos
fornecedores que fazem parte da rota sul do sistema Milk Run da fabricante.
“Com o bitrem conseguimos consolidar a carga de forma mais adequada, e assim é
possível aperfeiçoar o transporte, principalmente em viagens de longa
distância”, explica Wagner Varela, chefe da área de Transport Management da
Scania.
Segundo Varela, o objetivo do novo processo é melhorar a
estrutura do sistema e fazer uso racional dos veículos disponíveis para a
operação. “Fazemos análise do volume de materiais que cada empresa fornece e
então identificamos em qual região se justifica o uso de bitrens”. Dessa forma,
é possível utilizar o caminhão mais adequado para cada operação ao redor do
País.
Para Varela, o uso pioneiro de bitrens em operação
logística pode contribuir tanto para um transporte mais sustentável quanto para
redução de custos e melhor aproveitamento da frota. “Ao utilizar bitrens em
operações nas quais inicialmente seriam usados dois caminhões, é possível obter
redução significativa na emissão de poluentes e no consumo de combustível”,
explica. “Também há gasto menor de pneus e de outros componentes do veículo,
assim como redução no custo do frete.”
De acordo com Markenson Marques, diretor-presidente da
Cargolift, com o uso de bitrens no sistema Milk Run também é possível obter
alto índice de produtividade, pois os fornecedores devem estar preparados para
receber o veículo. “Há disciplina maior de todos os envolvidos na corrente
logística de rotas operadas por bitrens, porque, além de ter de respeitar o
planejamento da coleta do Milk Run, há restrições quanto aos horários que os
bitrens podem transitar e aos locais de manobrabilidade.”
Marques ainda explica que a nova lei que exige que o
motorista tenha tempo de descanso maior entre viagens favoreceu a decisão pelo
uso de bitrens no sistema Milk Run da Scania. Por lei, o bitrem de 30 metros só
pode trafegar durante o dia, o que coincide, de acordo com a nova lei, com a
jornada de trabalho dos motoristas, garantindo estreitamento do lead time.
Até o momento, a operação de coleta do Milk Run com
bitrens está sendo realizada somente na região Sul do País, mas, de acordo com
Varela, pode ser expandida para outras rotas caso seja identificada a
necessidade. Ao todo, a Cargolift está adquirindo seis cavalos-mecânicos Scania
para montar as composições de bitrem que vão operar exclusivamente no sistema
Milk Run da fabricante.
Sucesso a todos,
Comentários