Boa noite gestores,
Coisa corriqueira em nossas disciplinas do curso de Logística e Administração, repito agora tudo que comentei durante 2012 de forma resumida, abaixo dez deveres do profissional de logística e administração para 2013.
9) Fidelize seu cliente, identifique formas de ampliar vínculos com o seus clientes internos e externos, e aprimorar os serviços prestados. Trabalhe para ter clientes fiéis, e se
possível, clientes vendedores, que recomendarão a sua empresa a outros
Embarcadores.
Coisa corriqueira em nossas disciplinas do curso de Logística e Administração, repito agora tudo que comentei durante 2012 de forma resumida, abaixo dez deveres do profissional de logística e administração para 2013.
1) Retenha e atraia talentos para a sua empresa, perder profissionais é normal. Não é normal e nem
saudável para a sua empresa perder profissionais talentosos. Por isso, tenha
uma atenção especial com aqueles que a sua empresa considera essenciais.
2) Gerencie a partir de números, abandone de uma vez por todas o achismo e a tentativa e
erro. Isso custa muito caro. Tenha relatórios financeiros confiáveis que
permitam uma eficaz gestão, como a DRE - Demonstração do Resultado do
Exercício, o Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial. Tenha também indicadores de
desempenho, metas e uma metodologia para a correção e prevenção dos desvios.
3) Atue na causa raiz dos problemas e trabalhe dentro de
uma filosofia de melhoria contínua, uma vez identificada a não conformidade, atua na causa
raiz. Para isso utilize as tradicionais ferramentas da qualidade, todas
disponíveis em nosso Blog, como o PDCA, 5W2H, brainstorming, Diagrama de
Ishikawa, etc. Valorize a sua área de Qualidade e transforme a melhoria
contínua em uma atividade de todos os departamentos.
4) Aprimore suas ferramentas de custeio e formação de
preços, implemente (ou aprimore) o processo de custeio e de
formação de preços na sua empresa. Não se contente em elaborar preços
utilizando as cotações de seus principais concorrentes ou a partir de números
mágicos existentes na sua empresa. Garanta que o fluxo de informações seja
extremamente confiável e que todos os componentes do custo sejam devidamente
apropriados.
5) Seja extremamente rigoroso com custos e despesas, tenha um domínio total dos custos e despesas da empresa e
de seu comportamento em relação ao faturamento e volume movimentado.
6) Aja com empatia e coloque-se no lugar de seu cliente, pense como seu cliente, por mais difícil que isso pareça.
Assim, você estará sempre à frente, agindo de forma proativa e não reativa.
Compreenda suas reais necessidades e expectativas e proponha a ele novos
serviços, e serviços que realmente adicionem valor ao negócio de ambos.
7) Aprofunde-se no entendimento do mercado e na atuação
de seus concorrentes, não interprete o mercado a partir de boatos ou fofocas.
Desenvolva mecanismos de inteligência para entender como as variáveis econômicas
podem influenciar o seu negócio e o negócio dos seus principais clientes.
Monitore também os passos da concorrência para que sejam tomadas as ações para
a neutralização de suas ações.
8) Inove em alguma coisa realmente significativa, verifique o que pode ser aprimorado. Se a ação produzir
apenas efeito marginal, avalie a viabilidade de reinventar o modo de fazer. Sem
inovação você permanecerá em uma zona de conforto se necessário, realize um processo de
reengenharia na sua empresa.

10) Busque parceiros e relacionamentos ganha-ganha, seja seletivo ao prospectar novos clientes e ao ampliar
seus vínculos contratuais. Não aceite absurdos impostos pelos Embarcadores,
como por exemplo: a contratada obriga-se a disponibilizar a quantidade de
veículos solicitada pela Contratante em até vinte e quatro horas, sob pena de
penalidade financeira. Se não for para atuar em parceria, busque um novo
cliente!
A aí prontos para o sucesso?, então sucesso a todos,
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