Boa noite gestores,
Coisa corriqueira em nossas disciplinas do curso de Logística e Administração, repito agora tudo que comentei durante 2012 de forma resumida, abaixo dez deveres do profissional de logística e administração para 2013.
Coisa corriqueira em nossas disciplinas do curso de Logística e Administração, repito agora tudo que comentei durante 2012 de forma resumida, abaixo dez deveres do profissional de logística e administração para 2013.
1) Retenha e atraia talentos para a sua empresa, perder profissionais é normal. Não é normal e nem
saudável para a sua empresa perder profissionais talentosos. Por isso, tenha
uma atenção especial com aqueles que a sua empresa considera essenciais.
2) Gerencie a partir de números, abandone de uma vez por todas o achismo e a tentativa e
erro. Isso custa muito caro. Tenha relatórios financeiros confiáveis que
permitam uma eficaz gestão, como a DRE - Demonstração do Resultado do
Exercício, o Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial. Tenha também indicadores de
desempenho, metas e uma metodologia para a correção e prevenção dos desvios.
3) Atue na causa raiz dos problemas e trabalhe dentro de
uma filosofia de melhoria contínua, uma vez identificada a não conformidade, atua na causa
raiz. Para isso utilize as tradicionais ferramentas da qualidade, todas
disponíveis em nosso Blog, como o PDCA, 5W2H, brainstorming, Diagrama de
Ishikawa, etc. Valorize a sua área de Qualidade e transforme a melhoria
contínua em uma atividade de todos os departamentos.
4) Aprimore suas ferramentas de custeio e formação de
preços, implemente (ou aprimore) o processo de custeio e de
formação de preços na sua empresa. Não se contente em elaborar preços
utilizando as cotações de seus principais concorrentes ou a partir de números
mágicos existentes na sua empresa. Garanta que o fluxo de informações seja
extremamente confiável e que todos os componentes do custo sejam devidamente
apropriados.
5) Seja extremamente rigoroso com custos e despesas, tenha um domínio total dos custos e despesas da empresa e
de seu comportamento em relação ao faturamento e volume movimentado.
6) Aja com empatia e coloque-se no lugar de seu cliente, pense como seu cliente, por mais difícil que isso pareça.
Assim, você estará sempre à frente, agindo de forma proativa e não reativa.
Compreenda suas reais necessidades e expectativas e proponha a ele novos
serviços, e serviços que realmente adicionem valor ao negócio de ambos.
7) Aprofunde-se no entendimento do mercado e na atuação
de seus concorrentes, não interprete o mercado a partir de boatos ou fofocas.
Desenvolva mecanismos de inteligência para entender como as variáveis econômicas
podem influenciar o seu negócio e o negócio dos seus principais clientes.
Monitore também os passos da concorrência para que sejam tomadas as ações para
a neutralização de suas ações.
8) Inove em alguma coisa realmente significativa, verifique o que pode ser aprimorado. Se a ação produzir
apenas efeito marginal, avalie a viabilidade de reinventar o modo de fazer. Sem
inovação você permanecerá em uma zona de conforto se necessário, realize um processo de
reengenharia na sua empresa.
9) Fidelize seu cliente, identifique formas de ampliar vínculos com o seus clientes internos e externos, e aprimorar os serviços prestados. Trabalhe para ter clientes fiéis, e se
possível, clientes vendedores, que recomendarão a sua empresa a outros
Embarcadores.
10) Busque parceiros e relacionamentos ganha-ganha, seja seletivo ao prospectar novos clientes e ao ampliar
seus vínculos contratuais. Não aceite absurdos impostos pelos Embarcadores,
como por exemplo: a contratada obriga-se a disponibilizar a quantidade de
veículos solicitada pela Contratante em até vinte e quatro horas, sob pena de
penalidade financeira. Se não for para atuar em parceria, busque um novo
cliente!
A aí prontos para o sucesso?, então sucesso a todos,
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