Bom dia gestores,
Sabe-se que o custo logístico da indústria nacional é
muito grande, variando em torno de 13% do valor do produto final. Tal custo
acaba encarecendo a produção e diminuindo a competitividade dos mesmos nos mais
variados setores da economia. Como forma de diminuição destes custos, o governo
criou programas com objetivos de reduzir o custo da energia elétrica praticada
no País. Porém o corte do gasto com a energia elétrica não é a salvação e muito
menos a solução do alto preço praticado principalmente pelas indústrias do sul
do país, onde o custo logístico aumenta pelo fato da localização geográfica.
Os principais custos são centralizados nos seguintes
aspectos: transporte de longa distância, armazenagem, distribuição urbana,
portos e aeroportos e administrativas. Como fatores determinantes, destacam-se
as más condições das rodovias e a burocracia governamental.
No caso do sul do país, onde o custo logístico é
superior, principalmente no setor moveleiro, algumas empresas estão buscando
soluções para diminuir os gastos e aumentando a competitividade através da
redução do valor praticado no valor do produto final. Como forma de diminuição
do custo do transporte, seria o envio destes produtos via modal marítimo
através do sistema de cabotagem.
No Brasil, 80% da população e 70% das empresas estão
localizadas a menos de 300 quilômetros da costa, facilitando ainda mais esta
prática que infelizmente é tão pouco utilizada atualmente.
Com isso, algumas empresas vêm adotando esta prática
principalmente para o transporte de móveis para o nordeste do país, resultando
numa redução notável no custo do transporte. Existem empresas que atuam neste
ramo oferecendo serviços de ova e desova dos materiais, desde o carregamento na
empresa fabricante, transporte até o porto, trâmites de embarque e desembarque,
finalizando na entrega ao consumidor final. Algumas até realizam a entrega em
mais de um cliente (carga fracionada).
A cabotagem torna-se então para alguns casos, um
diferencial competitivo, pois com a redução do custo logístico, é possível
aumentar o lucro líquido e até mesmo reduzir o preço para o consumidor final.
Porém, a desvantagem desta atividade é o maior tempo de transit-time. Para
exemplificar, uma carga que sai do Rio Grande do Sul ao Amazonas via
rodoviário, demora em média de 10 a 12 dias para chegar ao destino. No caso da
cabotagem, o tempo de viagem chega a ser de mais de 25 dias.
Este talvez seja a maior desvantagem do modal, pois tal
fator é decisivo nas operações atualmente. Algumas empresas moveleiras estão em
fase de instalação das operações no nordeste brasileiro, objetivando a
estocagem e o acabamento final, também conhecido como postponement, muito
discutido em sala de aula.
Com esta prática, é possível organizar um estoque de
segurança de acordo com o tempo do transporte via aquaviário, e conseguindo
então, diminuir o custo final do produto através da redução dos custos
logísticos.
Sucesso a todos,
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