Operação Porto Seguro, um banho de água fria na sociedade.

Boma dia gestores,

Enquanto alguns de nós ainda celebravam o fortalecimento das instituições, em especial de um Judiciário que soube agir com independência no caso do mensalão, estoura um novo escândalo que mostra quanto ainda há a avançar.

Passados os primeiros momentos desse novo escândalo, vamos aos fatos, comemorei aqui em nosso Blog o fortalecimento das instituições, com a independência do judiciário no caso do mensalão, e nem deu tempo de ficar feliz.

Esse caso da Rosemary, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rose Noronha, a Polícia Federal a acusa de ter cometido várias traficâncias. Pedia favores a quem não devia. Fazia indicações de pessoas para cargos sobre os quais não deveria ter a mínima influência.


O precisamos rever é a vulnerabilidade de algumas das principais estruturas do Estado, a Polícia Federal atuante colabora para coibir crimes, precisamos de boa governança, regras sólidas de comportamento e transparência num grau máximo, para assim trabalhar a prevenção desses crimes.

Nunca na história desse país, uma secretária teve tanto poder, emplacar apadrinhados em diretorias de duas agências reguladoras? Isso pode parecer um detalhe em meio a tantas suspeitas, mas é um que escancara uma cadeia de erros e falcatruas que afetou dois dos três Poderes da República e termina numa negação da própria razão de ser das agências.

Clique na imagem para ampliar.

Fiquei feliz quando foram criadas as agencias reguladoras, pois haveria a necessidade de técnicos, porque a  lógica que inspira as agências é a do melhor gerenciamento de atividades específicas através de um comitê de especialistas, com a missão de regular, legislar e fiscalizar o mercado tendo em vista o interesse público.
Clique na imagem para ampliar

Com isso desonerando o congresso e o senado, que já não funcionam mesmo, de assuntos que são complexos e essenciais demais para ficar a cargo dessas instituições.

Assim, não faz sentido nomear para esses órgãos pessoas que não tenham nenhuma familiaridade com a área, como era o caso dos amiguinhos de Rosemary.

O pior de tudo é que seus nomes passaram pelos filtros do Executivo, que teria de checar competência e histórico antes da indicação, e do Senado, a quem cabe sabatinar e aprovar (ou rejeitar) os candidatos.

Sucesso a todos,


Comentários