Indicadores para avaliar os vendedores de sua loja.


Boa tarde gestores,

Semana passada, apliquei  um estudo de caso sobre a questão da produtividade na logística, no final de semana fui fazer umas comprinhas e vi o pessoal de uma determinada loja de shopping, fechando o caixa no final do dia, fiquei pensando como serão os indicadores de produtividade e desempenho de uma pequena loja, vamos analisar?  

Para esse professor uma das dificuldades em avaliar vendedores em uma loja é saber quais indicadores são relevantes para que esta avaliação seja criteriosa e que represente um bom parâmetro de comparação.

Claro que cada indicador tem um peso maior dependendo do perfil da loja e das metas estabelecidas como fundamentais para o negócio. Por exemplo se a loja tem um programa muito forte de fidelização de clientes, vale um indicador especifico de avaliação da qualidade de atendimento junto a este cliente fiel a marca, para fechar o assunto, acredito que os principais indicadores que o mercado adota para avaliar um vendedor numa loja são os seguintes:

Faturamento Bruto – O desempenho em termos de faturamento bruto de cada vendedor

Peças vendidas – O número total de itens vendidos por cada vendedor

Vendas – Número total de vendas realizadas por cada vendedor

Peças/ Atendimento  – Este número mostra o desempenho de cada vendedor em cada venda realizada. Por exemplo quanto mais alto o indicador maior o número de peças vendidas por este vendedor.

Ticket Médio – Este indicador é a divisão entre o faturamento bruto e as vendas realizadas. Isto mostra quanto um consumidor gasta em média em cada atendimento deste vendedor.

Preço Médio – Este indicador é a divisão entre o faturamento bruto e o número de peças vendidas. Com este indicador entendemos melhor o preço e o peso entre os produtos vendidos

Taxa de Conversão – É a divisão entre o número de clientes atendidos e as vendas realizadas.

Agora o importante é cruzar estes indicadores e avaliar as características deste vendedor e como podemos melhorar seu desempenho de forma a trazer melhores resultados.

Minha experiência no mercado diz que,  um bom vendedor mostra valor pelos números, não pelo papo.

Sucesso a todos,

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