Boa tarde gestores,
Uma das principais preocupações do pequeno varejo são as perdas, tanto que no ano de 2011 o varejo supermercadista somou em perdas 1,96% da receita operacional das empresas (média), segundo a 12ª edição da pesquisa da Provar.
As perdas de estoque podem ser calculadas através da diferença entre os relatórios contábeis e o inventário físico.
Furto – O furto pode ser tanto de um colaborador, quanto a uma pessoa externa à empresa, que identificam quais são os pontos vulneráveis e realizam suas ações. Ao identificar um furto o ideal é comunicar imediatamente aos órgãos competentes, pois provavelmente você não é o único a sofrer esta perda.
Erros administrativos – São falhas em processos que geram erros nas informações dos estoques contábeis. Um exemplo é a entrada no sistema de quantidades erradas de produtos.
Erros operacionais – São considerados desperdícios mais fáceis de serem corrigidos, pois algumas medidas de melhoria reduzem significativamente estes erros. Uma dica é usar o sistema PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai), simples de implantar e evita a perda de produtos por prazo de validade.
Em todos os casos, o melhor a fazer é analisar de todos os pontos críticos e imediatamente criar ações preventivas que mudem procedimentos e atitudes. Lembrando que o treinamento da equipe será decisivo na implantação destes novos procedimentos.
Uma das principais preocupações do pequeno varejo são as perdas, tanto que no ano de 2011 o varejo supermercadista somou em perdas 1,96% da receita operacional das empresas (média), segundo a 12ª edição da pesquisa da Provar.
As perdas de estoque podem ser calculadas através da diferença entre os relatórios contábeis e o inventário físico.
Em setembro abordei esse tema no post abaixo.
Os principais motivos destas perdas abrangem principalmente aos furtos e fraudes, mas podemos citar tanto os erros administrativos quanto os operacionais. Entender melhor cada ponto e precaver-se pode gerar ótimos resultados para sua empresa, vamos ver alguns?
Furto – O furto pode ser tanto de um colaborador, quanto a uma pessoa externa à empresa, que identificam quais são os pontos vulneráveis e realizam suas ações. Ao identificar um furto o ideal é comunicar imediatamente aos órgãos competentes, pois provavelmente você não é o único a sofrer esta perda.
Fraudes – São situações bem complexas, pois podem ser realizadas tanto por colaboradores quanto terceiros (fornecedores ou clientes). Pode-se citar como exemplo a operação realizada por um funcionário que troca dinheiro por cheque roubado ou a compra de produtos por um cliente com cartão de crédito roubado e documentos falsos.
Erros administrativos – São falhas em processos que geram erros nas informações dos estoques contábeis. Um exemplo é a entrada no sistema de quantidades erradas de produtos.
Erros operacionais – São considerados desperdícios mais fáceis de serem corrigidos, pois algumas medidas de melhoria reduzem significativamente estes erros. Uma dica é usar o sistema PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai), simples de implantar e evita a perda de produtos por prazo de validade.
Em todos os casos, o melhor a fazer é analisar de todos os pontos críticos e imediatamente criar ações preventivas que mudem procedimentos e atitudes. Lembrando que o treinamento da equipe será decisivo na implantação destes novos procedimentos.
Sucesso a todos,
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