Adeus Profª Renata Marques Pereira - Homenagem


Boa Noite Gestores!

Conforme já retratamos aqui outras vezes; sempre levantamos “Pequenos Tributos” a Personagens e/ou Objetos; que de uma forma direta ou indireta fizeram ou fazem parte de nossa trajetória e/ou nosso cotidiano; e fazemos isso não para celebrar a tristeza que o cerrar dos olhos ou o cessar das máquinas causam a nós seres normais que somos saudosistas por nossa essência, mas sim para externar nosso sentimento de que valeu a pena fazer parte de tudo isso; principalmente em um mundo onde tudo é exponencial beirando ao rápido e momentâneo, porém vazio e de pouca profundidade!

Esta última semana perdemos mais que uma Colega de trabalho, uma Amiga e/ou uma Irmã, mas sim uma destas pessoas que fazem a diferença na vida de pessoas comuns como Eu e você; pessoas que como a Professora Renata; “AINDA ACREDITAM QUE FAZER A DIFERENÇA É O MELHOR CAMINHO!” que após uma década em sala de aula formou uma verdadeira legião de novos sonhadores por meio da Educação; não só por sua metodologia ou didática diferenciada, afinal somos todos falhos; muito mais por sua forma enérgica e forma terna de lidar com suas ações e emoções durante situações cotidianas sempre trabalhadas de forma dinâmica e sempre com um sorriso no rosto... Lembrando que “NÃO IMPORTA SOB QUAL A CIRCUNSTÂNCIA AS COISAS OCORREM... APENAS FAÇA O SEU MELHOR... POIS O RESULTADO APARECE!”.

Com certeza a grande maioria desconhece a Personagem em questão, a Professora Renata Marques Pereira, uma “jovem” paulistana de 39 anos, que através da docência espalhou amor e a ternura tendo como pano de fundo as Ciências Exatas, principalmente a Química; talvez por isso esta combinação de VALORES e SENTIMENTOS deu tão certo na vida pessoal e profissional desta NOBRE Professora; não que não houvesse defeitos; muito pelo contrário (EU que os diga! afinal qual irmão não briga com o outro); assim éramos até hoje espelhos cruzados que a toda hora escancarávamos defeitos e virtudes um para o outro, talvez por isso tamanha intensidade em relembrar tais fatos.

Uma das coisas desta história toda que podemos tirar de proveito; foi algo que a Prof. Renata um dia me ensinou ainda quando eu nem pensava em me enveredar pela pedagogia e pela formação profissional, é que a verdadeira loucura não é acreditar que as pessoas mudam com a Educação; mas sim que podemos usar a Educação para mudar a vida das pessoas para elas ai sim serem LOUCAS O SUFICIENTE PARA MUDAR SUA TRAJETÓRIA e desta forma MUDAREM TODA UMA NAÇÃO!

Talvez mesmo que tardio; não pela arrogância ou prepotência ou a clareza em realmente expor tamanho reconhecimento; mas sim pelas circunstâncias ou talvez pela pressa em realizar projetos maiores ao lado de Nosso Pai Celeste; Obrigado por ser LOUCA o suficiente para poder Influenciar milhares e milhares de pessoas que como EU hoje compartilham deste sonho de que FAZER O MELHOR É SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO!

Para sempre te amaremos e lembraremos-nos de você Professora ou simplesmente “Tia Rê!”.

Família Marques Pereira; Família PMG&E e ETEC PJ








Comentários

Prof. Monteiro disse…
Pois é, sempre vivendo e aprendendo, lembro como se fosse hoje, uma tarde de sábado em nossos Workshops, ela me disse mais ou menos assim "Tudo pode ser realizado com trabalho, dedicação e criatividade, até o sonho mais distante".

Sem palavras.