São Paulo terá 2,6 milhões de m² em condomínios industriais e logísticos.

Bom dia gestores,


Um estudo realizado pela Herzog Imóveis Industriais e Comerciais, empresa especializada na comercialização e administração de condomínios industriais e logísticos, prevê que o mercado receba aproximadamente 900 mil m² durante o segundo semestre de 2012. Em 2013, esse número chegará a 1,7 milhões de m², de acordo com as projeções da empresa. Embora em alguns setores da construção civil os cronogramas de projetos tenham sido revisados e os lançamentos diminuídos, esse é um segmento que vem apresentando crescimento ao longo dos anos.

De acordo com o levantamento feito pela Herzog, o estoque de condomínios industriais e logísticos chegará a 4,8 milhões de m² até o final de 2012. O estudo contempla as cidades localizadas em um raio de até 150 km da capital. Do cronograma de projetos previstos para os próximos 18 meses, 72% está localizado no interior de São Paulo. Os novos imóveis se concentrarão principalmente nas rodovias: Dom Pedro, Regis Bittencourt, Anhanguera e Bandeirantes. Somente nos primeiros seis meses deste ano o mercado recebeu 386 mil m² de área construída desse tipo de empreendimento.


Mesmo diante do aumento do número de condomínios industriais e logísticos, a taxa de vacância apresentou queda, passando de 12,13% em 2011, para 10,31% no primeiro semestre de 2012. Como consequência dessa redução, o valor médio de locação subiu de R$ 22,35/m² para R$ 23,44 /m². Para uma melhor liquidez, já que agora o inquilino começa a ter a opção de locar os espaços, o condomínio industrial e logístico, precisa atender algumas especificações básicas como: piso com capacidade superior a 5t/m², pé direito superior de 12 m, docas, amplo estacionamento, pátio para carretas e, principalmente, ter localização que ofereça fácil acesso pelas principais rodovias do País.

Sucesso a todos,

Comentários