Os seis chapéus do pensamento

Boa noite gestores,

Semana passada, aprendi meio sem querer uma técnica interessante para trabalhar a criatividade ou mesmo elaborar uma reunião de equipe produtiva, essa técnica é chamada “Os seis chapéus do pensamento” ou em inglês “Six Thinking Hats”.

A ideia é bastante parecida com os mapas mentais, porém mais objetiva, consiste em convergir o pensamento do grupo alinhando a visão e o humor das pessoas sob um mesmo aspecto.

Clique na imagem para ampliar
Os resultados são interessantes, elimina o desperdício de energia das discussões retóricas,  assuntos polêmicos ou com alto grau de incerteza conseguem ser analisados em tempo constante e sem o desgaste emocional muito comum em reuniões deste tipo.

Vamos exemplificar o método consiste em 6 princípios (chapéus) básicos, são eles:

Chapéu Azul

Este é o chapéu de controle e processo, toda reunião começa com este chapéu, ele define:

O assunto da reunião, por quanto tempo cada chapéu será usado, é comum usar intervalos de 10 minutos por chapéu.
A ordem dos chapéus. Para reuniões de retrospectiva recomendo a ordem: Azul, Vermelho, Branco, Amarelo, Preto e Verde.Como as questões levantadas serão registradas. Post-its são excelentes! Agrupe-os por chapéu.
O objetivo deste chapéu é combinar previamente o processo que governará a reunião. Pode acontecer deste chapéu ser usado novamente ao final da reunião, geralmente com um foco conclusivo.

Chapéu Vermelho

Aqui falamos de sentimentos e emoções com conotações negativas. É comum emergirem questões muito pessoais nesta etapa, como: medos, angústias, dúvidas, desconforto. 
Este chapéu é muito bom para quebrar o gelo, pois quando alguém diz o que sente, não é possível classificar se sente certo ou errado. Apenas sente-se.

Chapéu Branco

Este é o chapéu neutro. Surgem aqui eventos, fatos, dados e informações. Levantamos questões concretas como:

Custos, tempo de execução de operações, estimativas diversas, clientes, segmentação, posicionamento e outros.

Chapéu Amarelo

Este é o chapéu do otimista. Sentimentos e pontos positivos devem ser levantados quando usamos este chapéu:

Sinergia da equipe, o bom andamento dos negócios, produtos aprovados, clientes satisfeitos, entre outros.

Chapéu Preto

Este é o chapéu da análise dos ambientes, aquele que aponta forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Chapéu Verde

Brainstorm, idéias, sugestões e alternativas são palavras que pertencem à este chapéu. É aqui que começa a surgir a luz no fim do túnel. Neste momento não existe certo ou errado. Toda idéia é válida. Não se critica nada por aqui:

O interessante é que você consegue fazer combinações com os chapéus de acordo com sua necessidade, veja os exemplos:

As idéias iniciais – Azul, Branco, Verde, Azul
Escolher entre alternativas – azul, branco, verde, amarelo, preto, vermelho, azul
Identificar Soluções – Azul, Branco, Preto, Verde, Azul
Quick Feedback – azul, preto, verde, azul

Se você seguiu as dicas para o chapéu azul, neste momento você terá um monte de post-its agrupados pelo chapéu que o originou. Muito provavelmente, será possível constatar a presença de um mesmo tema em vários chapéus.

Para organizar uma visão consolidada do que foi pontuado, use hidrocor ou canetas coloridas para sinalizar nos post-its em que chapéu determinada questão foi levantada. Para o chapéu branco, a dica é usar liquid paper.

Em seguida, leia cada um dos post-its perguntando: A qual tema pertence esta questão? Seguindo o exemplo usado nos chapéus acima, podemos identificar um tema levantado na reunião.

Não há regra para definir a granularidade dos temas. Varia de acordo com a necessidade e o bom senso do grupo, o fundamental descobrir os temas ao indagar cada uma das questões.

Sucesso a todos,

Comentários