Indicadores para gestão de estoques em pequenos negócios.

 Boa tarde gestores,

Muitos pensam que boa parte dos lucros na gestão de uma loja está nas vendas e acabam se esquecendo de algo fundamental que é a administração do estoque. Mas de que forma analisar o estoque e saber ajustar os pedidos e ao mesmo tempo melhorar o faturamento sem atrapalhar o fluxo de caixa?


Sempre comento que não existe uma formula mágica, mas o acompanhamento de alguns indicadores é fundamental para facilitar as tomadas de decisão, experimentem usar os seguintes indicadores. 

Pedidos,  mantenha a carteira atualizada de pedidos – O produto certo na hora certa.

Pedidos Cancelados – Produtos podem ter problemas de produção e deixarem de ser produzidos e entregues de acordo com o que o cliente necessita, e esse pedido não entregue, impacta no resultado de sua loja.

Status de Entrega, muitas vezes você esta longe de seu fornecedor e você depende da ação de uma transportadora, faça um acompanhamento das atividades desta transportadora, isso é fundamental.

Estoque
Números de itens de venda que está trabalhando
Quantos e quais itens existem no estoque
Volume de produtos
Vendas por cliente, vendas por itens, pedidos por cliente, volume de vendas, periodicidade de pedidos.

Ao utilizar estes dados pode ser feito uma análise que avalie:

Estoque Médio
Prazo médio de cobertura do Estoque (estoque para x dias)
Ponto de Pedido
Necessidade de produto (negativa ou positiva)

Ao analisar continuamente estes números você mesmo irá identificar lacunas e oportunidades para alavancar suas vendas. Com estas informações na mão e um ouvido apurado para identificar as demandas dos clientes podem transformar seu negócio.

Sucesso a todos,

Comentários