Grupo Estado anuncia fim do Jornal da Tarde.


Bom dia gestores,

Será veiculada amanhã a última edição do "Jornal da Tarde", criado há 46 anos pelo Grupo Estado, particularmente senti um pouco de saudosismo, pois em meados de 1982, em meu primeiro emprego, trabalhava em um departamento em que fazíamos “vaquinha” para comprar jornal, comprávamos o JT e a Folha.

Bons tempos, era muito divertido “rachar “ o jornal na hora do almoço, o JT naquela época era um jornal inovador e moderno, com fontes diferenciadas, infográficos, resumo das notícias no topo da página e outras estratégias que estimulavam uma leitura dinâmica, devido a facilidade de interpretação.

Realmente é uma pena, ainda não foi definido o que acontecerá com os 52 profissionais de sua Redação, mas o JT vinha enfrentando queda na circulação.

Em setembro, segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação), a média diária foi de 36,8 mil exemplares, com venda em banca de 11,7 mil.

O líder no segmento, "Agora São Paulo", do Grupo Folha, que edita a Folha, registrou no mesmo mês 106,2 mil exemplares, com venda em banca de 76,8 mil.

Em 2005, a média diária do "JT" era de 57,9 mil exemplares, ante 80,5 mil do "Agora".

Questionado sobre o motivo da decisão, o diretor-presidente do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto, respondeu que "no mundo todo jornais com esse tipo de posicionamento [intermediário entre os grandes e os populares] têm tido grandes dificuldades" e "com o 'JT' não foi diferente".
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 Segundo ele, "o grupo usou de todos os meios para tentar revitalizá-lo, mas um portfólio de produtos é dinâmico e deve acompanhar a evolução da sociedade e dos mercados em que atua". A estratégia agora é focar no "Estado de S. Paulo", que vai incorporar o "Jornal do Carro", caderno de veículos do "JT".

"O mesmo pode se dizer da integração na cobertura da cidade", diz o executivo. "Nos últimos anos, o 'Estadão' tornou-se um jornal muito mais completo, em todas as plataformas. Também notamos que os leitores dos dois jornais, que eram bem diferentes no passado, hoje são muito similares."

Para Mesquita, "ao longo dessas quase cinco décadas, o 'JT' foi polo de inovação e criatividade".

"Com seus premiados jornalismo e design gráfico, influenciou gerações de leitores e de profissionais da comunicação, com uma grande contribuição ao jornalismo brasileiro. É uma missão cumprida", afirmou.

Sucesso a todos,

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