Explore o Google Data Center com Street View


Boa noite gestores,

É muito complicado e difícil pensar no que existe por trás do fazemos virtualmente, obviamente que pensamos em estruturas colossais de tijolo, cimento, cabos, servidores, e outros acessórios.

O Google administra diariamente:

- 20 bilhões de páginas web
- 3 bilhões de buscas,
- 425 milhões de contas de Gmail
- E milhões de vídeos no Youtube.

Portanto precisa contar com uma infra-estrutura multimilionária de edifícios e equipamentos espalhados pelos Estados Unidos, Bélgica, Finlândia e, em breve, Chile, Hong Kong e Cingapura.

Em um Street View especial, a empresa permitiu um passeio em seu Data Center em Lenoir, na Carolina do Norte, um enorme parque tecnológico que organiza e opera quase 50 mil servidores e cabos de fibra-óptica.




Estima-se que data centers consomem 1.5% da eletricidade do planeta, e por isso são tema de controvérsia, principalmente pela necessidade de controle de temperatura desses locais. Na imagem abaixo, essas tubulações coloridas levam água para resfriar os equipamentos.



Portanto, além de 600 milhões de dólares, que é o custo estimado de um desses Data Center Google,  você também ajuda a gastar energia com ventiladores do tamanho de turbinas de avião só para poder consultar seu e-mail, ou assistir um vídeo sem levantar da cadeira.

Doideira,

Sucesso a todos,

Comentários