Empreendedorismo corporativo, pense fora da caixa.


Bom dia gestores,

Nessa época maluca em que vivemos, em tempos de concorrência acirrada e evolução tecnológica na mais alta velocidade, simplesmente acompanhar a maioria não é tão vantajoso quanto parece.


Lamento informar, mas a estrada do sucesso e do reconhecimento está lotada de riscos, e um dos mais óbvios (porém pouco comentado) se refere justamente a pensar por conta própria, e como resultado ter que enfrentar todas as complicações que aqueles que não seguem o fluxo encontram pela frente.

Em minhas experiências de vida, sei que as coisas são mais fáceis para quem têm um negócio próprio, ou quando se é o “dono” de um bom  projeto carregando consigo liberdade e autonomia para trabalhar em suas próprias ideias.

Faço um convite a todos, vamos pensar em uma equipe de colaboradores com algum nível de subordinação. Será que estes membros se sentem livres para cultivar um raciocínio crítico e eventualmente para o bem dos negócios expressarem opiniões divergentes das de seus gestores?

O mercado diz que nem sempre,  por maior que seja a insistência propagada pelos “estudiosos ou especialistas” em gestão sobre as vantagens de uma equipe livre para pensar e criar, poucas empresas vão além dessa retórica, assim como pouquíssimas empresas se destacam por meio da sua capacidade de criar soluções inovadoras, ideias revolucionárias e capacidade competitiva  e desbravar conceitos, tecnologias e revoluções de consumo.

Pensando nisso, e com base em uma apostila de empreendedorismo corporativo, elaborei uma lista de dicas que podem auxiliar na construção de uma cultura corporativa que cultive o risco da criação como valor econômico e competitivo:

1 - Antes de tudo, não atue como um chefe ou líder repressor, punindo iniciativas ou desprezando tentativas mal sucedidas.

2 - Um bom controle geral de vaidades ajuda muito a estimular uma boa equipe a pensar por conta própria, administre o monstrinho que existe dentro de você “seu ego”.

3 - Aprenda a lidar com os inevitáveis erros, e depois de assimilada essa lição, compartilhe-a com sua equipe.

4 - Estruture o processo criativo, de forma a não dissociar das ideias o conceito mínimo de viabilidade, prazo e foco.

5 - Monte um programa de incentivos premiando os responsáveis por ideias, projetos e inovações bem sucedidos, neste caso o dinheiro sempre é bem vindo, depois pense em outras bonificações.

6 - Apoie a criação de uma cultura organizacional onde discussões acaloradas sejam encaradas como um processo normal de trabalho;

7 - Contrate colaboradores suficientemente autoconfiantes para sustentar debates, argumentos e contra-argumentos com você, seus sócios ou quaisquer outros dirigentes;

8 - Diante de qualquer processo de criação, deixe claro que existem metas para serem cumpridas.

Sucesso a todos,

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