Dicas para estabelecimento de metas em vendas.


Boa noite gestores,

Sabemos da importância da área comercial, ela é responsável pelo  sucesso de qualquer negócio ou empreendimento, a sua gestão se coloca como ponto fundamental e nela nada pode ser efetivo sem um inteligente sistema de metas.


Ela permite que os colaboradores  vislumbrem o horizonte, confirmando os valores e garantindo o seu justo reconhecimento, ou, como tudo na vida possui vantagens e desvantagens, tornando pública a sua incompetência. Em razão disto, ao estabelecê-las precisamos atuar com o máximo de precisão, maturidade empresarial e senso de realidade.

Abaixo algumas dicas de estudiosos do assunto que podem contribuir:

1. Antes de pensar em metas, elabore um planejamento que leve em conta de forma detalhada o esforço comercial e seus resultados como suporte para o atendimento do panorama econômico-financeiro;

2. Ao elaborar o planejamento de negócios, não esqueça  a estrutura de despesas diretamente ligada às vendas, assim como os custos resultantes da demanda gerada e nunca projete por período inferior a cinco anos;

3. Uma vez com o planejamento de negócios concluído e validado (ou aceito) pela sua equipe, passe ao estabelecimento de metas;

4. Antes de estabelecê-las, não se esqueça de dimensionar a equipe de vendas, considerando seu efetivo, capacitação comercial, e o nível de conhecimento sobre o produto ou serviço a ser vendido, para em seguida cruzar estas informações com os levantamentos de mercado realizados para a concepção do planejamento de negócios citado no item 1;

5. Com estes cenários estabeleça a margem de segurança em termos de resultado comercial esperado, evitando exageros tanto para o otimismo como para o pessimismo em termos do que foi originalmente projetado;

6. Em seguida estabeleça metas  atingíveis, podendo ser atribuídas de forma particularizada para a equipe de vendas ou colocadas de forma genérica dependendo da padronização e da especialização da sua área comercial;

7. Diante do atingimento ou não atingimento das metas, estabeleça uma política que deixe claro o que é reconhecido como sucesso absoluto, um resultado normal e regular, ou um fracasso inaceitável. Esse procedimento ajuda a domar o clima de ansiedade, uma vez que é conhecida a forma de avaliação e o que se esperada como desempenho;

8. Comunique tudo claramente, por meios formais, e quando considerar apropriado promova eventos para apoiar a comunicação e fortalecer o senso de equipe e coesão;

9. Em meio a tudo isso faça parte da equipe e interaja com seus vendedores, para administrar eventuais conflitos, situações não planejadas, e toda espécie de contratempos absolutamente naturais em uma organização, munido de paciência, bom senso e espírito de justiça.

Sucesso a todos,

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