Dia do empreendedor.


Boa noite gestores, 

Parabéns pelo seu dia empreendedor.



Em 5 de outubro de 1999, quando o governo FHC instituiu a lei 9.841, nasceu o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

O documento revogava o decreto anterior a respeito do tema (9.317/1996), que dispunha sobre o regime tributário dessas companhias e criava também o Simples Nacional.

De acordo com o texto, o então novo registro vinha assegurar às pequenas empresas um "tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido" previsto na Constituição Federal.

O estatuto de 1999, que deu origem à data na qual o Dia do Empreendedor é comemorado, valeu até a assinatura da lei complementar 123/2006.

Sancionada pelo governo Lula, a lei surgiu para tratar de critérios que definissem as micro e pequenas empresas, como suas faixas de rendimento anual e formas pelas quais elas pagariam os tributos.

O texto seria novamente alterado em 10 de novembro de 2011, pela lei 139, que vigora até hoje.

Apenas para ressaltar esse tema, o empreendedorismo é desenvolvido em várias frentes, por exemplo, o trabalho autônomo; o empreendedorismo comunitário; o empreendedorismo ambiental; o empreendedorismo público e o empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo.


Hoje cada vez mais existe uma convicção,  entre economistas,  pedagogos e estudiosos do tema, de que o empreendedorismo não é uma característica inata, mas que pode ser desenvolvida, tem acelerado o surgimento das iniciativas de estímulo no Brasil nos últimos anos.

Particularmente, acredito que pode haver uma inclinação natural, mas os requisitos do empreendedorismo podem ser formados ao longo da vida. E a escola tem o dever de formar essa atitude, com a educação empreendedora.

Sucesso a todos,

Comentários