Conceito da cadeia de valor de Porter

Bom dia gestores,

Vamos relembrar alguns conceitos de Michael Porter.

Só é possível criar a Vantagem Competitiva, de modo a estabelecer e sustentar um desempenho superior de três maneiras, produzindo um produto ou serviço mais barato, fazendo um produto diferenciado, melhor e diferente do que a concorrência produz e ou dominando um nicho de mercado especifico.

A estratégia a ser escolhida por determinada empresa, dependerá do tipo de empresa, que pode ser, global, fragmentada, emergente, madura ou em declínio

Outro assunto muito abordado por Porter, foi o conceito de cadeia de valor, segundo Porter “toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar o produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores”.

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Na estruturação de uma cadeia de valor identifica-se as atividades de primárias que abrangem a logística (interna e externa), as operações, o setor de marketing, e as ações de vendas, está envolvido também com o setor de compras (qual fornecedor comprar/contratar?), já as atividades de apoio abrangem o desenvolvimento e aquisição de inovações tecnológicas, recursos humanos, capacitação e gerência de infraestrutura interna, as atividades de apoio, dão o devido suporte para as áreas onde se obtém a vantagem competitiva, onde gira o capital.

Cada ação de marketing, gerência de produtos, qualidade, pesquisa, execução tecnológica, por exemplo, são interdependentes , uma necessita do sucesso da outra e devem agir de forma sincronizada . Nessa sincronia há a geração de elos da cadeia de valores, onde o desempenho de um setor auxilia no desempenho do outro.

Quando a empresa consegue fortalecer seus elos de cadeia de valor ela passa a ter maior capacidade de conquistar a sua vantagem competitiva, e se destacar no mercado, por meio de ações internas (planejamento, compra, produção, venda) e externas (fornecedor, distribuidor, comprador atacadista, comprador varejista, entre outros). 

Quando um produto chega às mãos de um consumidor, a empresa também está transferindo valores de qualidade, marca, confiabilidade,inovação e outras percepções de toda cadeia suprimentos.

Além desse aspecto de valores, as empresas buscam otimizar suas margens de lucro e de participação no mercado, atuando em cada etapa produtiva e de distribuição afim de reduzir custos, tempo de produção e aumentar a qualidade de seus produtos através de inovações tecnológicas e do benchmarking “observação das ações de concorrentes” ou “ busca de experiências e valores no mercado”.


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