Boa tarde gestores,
Muitos negócios têm dificuldade em função de uma fraca
análise de potencial de vendas.
Podemos citar
diversas experiências onde no ponto de venda prospectado havia um grande número
de clientes, porém a marca era pouco conhecida na região e o perfil do produto
não condizia com o perfil dos consumidores na área, isto implica que o
faturamento da loja não seja suficiente para manter o negócio.
Uma dos principais atividades de um negócio é identificar
o potencial de venda. Ele será usado principalmente na decisão de abertura de
um ponto de venda, mas também poderá ser usado no processo de expansão e
planejamento do seu negócio.
Os principais fatores que influenciam o potencial de
venda de uma loja segundo os estudiosos de marketing, são:
Localização geográfica (cidade, rua, shopping, etc)
Perfil do local a ser montado o PDV
Poder aquisitivo da população da região
Número de habitantes
Perfil da marca(s)
Conhecimento da marca(s)
Estratégia da marca(s)
Histórico de vendas da marca(s) na região
Perfil dos concorrentes (vendem a mesma marca(s) )
Perfil da marca(s) concorrente(s)
Histórico de vendas dos concorrentes
Existem empresas que desenvolvem este trabalho com
ferramentas de gestão, já postadas em nosso Blog, mas é importante a avaliação
em loco da situação.
Para isto várias visitas ao local em dias e horários
diferentes irão ajudar. Aproveite e converse com pessoas locais e pesquise as
informações colhidas.
Analisando estes fatores você terá condição de definir o
potencial de venda de sua loja. Caso seja uma franquia estas informações servem
para uma reunião com a empresa detentora da marca(s) e avaliar seu projeto de
abertura de ponto de venda. Normalmente estas empresas têm sua estratégia
baseada em alguns números e sistema de avaliação de potencial. Com sua
avaliação prévia irá facilitar as conversas iniciais e encontrar a estratégia
adequada.
Sucesso a todos,
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