Administre seu tempo, ganhe produtividade


Bom dia gestores,

Produtividade versus perda de tempo, olha a gente aqui nessa conversa de novo.


Os motivos de atrasos e distrações na rotina de trabalho aumentam em velocidade prodigiosa. Para quem está começando um negócio, com dinheiro contado e pouca gente (ou nenhuma) para ajudar, a questão pode se tornar de vida ou morte (da empresa, e não a sua).

Vamos identificar algumas armadilhas em que caímos diariamente.

Não se encha de tarefas administrativas, muita gente não gosta de lidar com trâmites financeiros, burocráticos e outras cositas más, normal. O problema é perder horas com isso, boa parte delas inventando desculpas para si mesmo e evitando pôr a mão na massa. Pagar alguém para fazer essas tarefas acaba saindo mais barato.

Não deixe pequenos afazeres para depois, por que não pagar uma conta ou responder um email assim que chegam? É muito mais eficiente, mas costumamos deixar para depois, achando que há coisa mais urgente para fazer, errado, errado, errado, não deixe para depois o que você pode fazer agora.

Você fica supervisionando seus colaboradores constantemente, obviamente alguns colaboradores pedem atenção constante, e seus chefes acabam correspondendo por temerem que o trabalho não seja feito a tempo ou com qualidade. Pode parecer duro, mas se esse colaborador  não parece pronto para ganhar a autonomia necessária, é melhor dispensá-lo.

E as emergências diárias, ficar apagando pequenos incêndios o dia todo consome o tempo que deveria ser dedicado a pensar em estratégias para fazer o negócio progredir. Se não for possível delegar, pelo menos tire um período diário para se dedicar às prioridades.

Redes sociais, hoje é cientificamente provado por meio de diversos estudos que quase todo mundo fica algum tempo interagindo no Facebook, no Twitter ou coisa parecida.
E, no que se refere a produtividade, todo mundo “Todos” lamentam que gastam tempo demais com isso. O remédio é estabelecer objetivos claros. As redes sociais fazem parte da estratégia de marketing ou de operações da empresa e devem ser administradas para dar resultados.

Não invente a roda, muitas vezes insistimos em tentar reavivar projetos ultrapassados ou que já não deram certo, mas nos recusamos a admitir. Seja franco consigo mesmo, avalie se eles realmente merecem seu tempo e, se for o caso (geralmente é), esqueça.

Lembre-se a mudança começa dentro de você!!!!

Sucesso a todos,

Comentários