Como destruir sua reputação no mercado de trabalho.

Boa noite gestores,

Muitas vezes comento, que uma boa reputação profissional é um ativo de grande liquidez, traz economia na hora de colocar campanhas de marketing no ar, potencializa as vendas e destrava processos comerciais truncados. Isso para ficar apenas nos benefícios mais óbvios, pois a lista é enorme.


Para construí-la é necessário dedicação, persistência, valores, procedimentos e práticas.

Não é mole não, existem muito profissionais que lutam para que ela nunca exista, ou para destruí-la, o que é mais fácil, não é exigida qualificação especial e nem talento, bastando apenas relaxar, e se necessário for, deitar no berço da zona de conforto.

É uma tarefa simples, que pode ser potencializada com alguns passos importantes, vamos ver?

1 - Nunca cumpra a sua palavra.

2 – Caia fora de perguntas objetivas e dê um nó nas respostas para enrolar o interlocutor.

3 – Abrace todas as novas modinhas de gestão que surgirem, tentando convencer a todos os céticos sobre sua eficácia e necessidade de implementação.

4 - Deixe claro nas negociações que contratos e outros instrumentos de formalização são pura burocracia e enrolação. Neste caso complemente sempre dizendo que não precisa assinar nada, uma vez que a sua palavra basta (aquela mesma que raramente é cumprida);

5 – Não se apegue a planejamentos e cronogramas, sempre deixe claro que sua empresa não é um quartel e que esse negócio de disciplina é coisa do passado, uma vez que agora na era da alta performance criativa, os problemas vão sendo resolvidos na medida em que surgem. Seus clientes vão adorar.

6 - Quando estiver devendo algo, seja um documento, uma informação ou um pagamento, dê um perdido, desapareça. Bine as ligações no seu celular e deixe desculpas esdruxulas com seus colaboradores.

7 - Seja sempre uma usina de novos negócios e ideias totalmente desconectadas do seu core business e sem nenhuma sinergia entre si, e mais, não esqueça de esquecer as analises de viabilidade.

8 - Gere grandes expectativas já sabendo antecipadamente que provavelmente as mesmas não vão se realizar.

9 - Não assuma seus próprios erros e aproprie-se das ideias e iniciativas dos seus colaboradores.

11 - Seja preguiçoso, prolixo e lento.

12 - Atue desorganizadamente, e ainda tente atribuir a isso um “ar” de loucura criativa. Clientes preocupados com custos e orçamentos rigorosos adoram isso.

13 - Crie uma cultura organizacional de alta rotatividade, e defenda que isso é bom para os negócios;

14 - Seja inacessível, crie uma aura de estrelismo, isso é ótimo.

Na realidade quantas pessoas, que você conhece que possuem ao menos de 25% destas características, isso já é mais que suficiente para alcançar o objetivo de destruir uma reputação, mas os outros 75% são essenciais para tornar a reparação impossível.

Pense nisso.

Sucesso a todos,

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