Boa noite gestores,
Muitas vezes comento, que uma boa reputação profissional é um ativo de grande
liquidez, traz economia na hora de colocar campanhas de marketing no ar,
potencializa as vendas e destrava processos comerciais truncados. Isso para
ficar apenas nos benefícios mais óbvios, pois a lista é enorme.
Para construí-la é necessário dedicação, persistência, valores,
procedimentos e práticas.
Não é mole não, existem muito profissionais que lutam para
que ela nunca exista, ou para destruí-la, o que é mais fácil, não é exigida qualificação
especial e nem talento, bastando apenas relaxar, e se necessário for, deitar no
berço da zona de conforto.
É uma tarefa simples, que pode ser potencializada com
alguns passos importantes, vamos ver?
1 - Nunca cumpra a sua palavra.
2 – Caia fora de perguntas objetivas e dê um nó nas
respostas para enrolar o interlocutor.
3 – Abrace todas as novas modinhas de gestão que
surgirem, tentando convencer a todos os céticos sobre sua eficácia e
necessidade de implementação.
4 - Deixe claro nas negociações que contratos e outros
instrumentos de formalização são pura burocracia e enrolação. Neste caso
complemente sempre dizendo que não precisa assinar nada, uma vez que a sua
palavra basta (aquela mesma que raramente é cumprida);
5 – Não se apegue a planejamentos e cronogramas, sempre
deixe claro que sua empresa não é um quartel e que esse negócio de disciplina é
coisa do passado, uma vez que agora na era da alta performance criativa, os
problemas vão sendo resolvidos na medida em que surgem. Seus clientes vão
adorar.
6 - Quando estiver devendo algo, seja um documento, uma
informação ou um pagamento, dê um perdido, desapareça. Bine as ligações no seu
celular e deixe desculpas esdruxulas com seus colaboradores.
7 - Seja sempre uma usina de novos negócios e ideias
totalmente desconectadas do seu core business e sem nenhuma sinergia entre si,
e mais, não esqueça de esquecer as analises de viabilidade.
8 - Gere grandes expectativas já sabendo antecipadamente
que provavelmente as mesmas não vão se realizar.
9 - Não assuma seus próprios erros e aproprie-se das
ideias e iniciativas dos seus colaboradores.
11 - Seja preguiçoso, prolixo e lento.
12 - Atue desorganizadamente, e ainda tente atribuir a
isso um “ar” de loucura criativa. Clientes preocupados com custos e orçamentos
rigorosos adoram isso.
13 - Crie uma cultura organizacional de alta rotatividade,
e defenda que isso é bom para os negócios;
14 - Seja inacessível, crie uma aura
de estrelismo, isso é ótimo.
Na realidade quantas pessoas, que você conhece que possuem ao menos de 25% destas características, isso já é mais que suficiente para alcançar o objetivo de destruir uma reputação, mas os
outros 75% são essenciais para tornar a reparação impossível.
Pense nisso.
Sucesso a todos,
Pense nisso.
Sucesso a todos,
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