Boa tarde gestores,
Sucesso a todos,
Impacto nos Prazos de Entrega e no Número de Viagens/Mês
Estima-se que, em virtude da redução da quilometragem
rodada/mês, haverá aumento do prazo de entrega em aproximadamente 56%, isso
porque o veículo irá demorar mais tempo para concluir o mesmo percurso.
Com relação ao número de viagens no percurso médio,
tomando-se como exemplo a carga fracionada, processo que exige no mínimo três
operações rodoviárias (coleta/entrega e transferência), estima-se que o número
de viagens/mês, somente na operação de transferência, terá redução de no mínimo
4,5 viagens/mês, ou seja, de 12,7 para 8,2 viagens/mês. O que vale dizer que a
redução em percentual será de 35,7% no número de viagens/mês.
Esses raciocínios também são válidos para outros tipos de
cargas, como por exemplo, a lotação, que é a mesma característica da etapa de
transferência da carga fracionada.
Os Impactos da Lei nos Custos Operacionais da CARGA
FRACIONADA
De acordo com os estudos técnicos realizados pelo
Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas – DECOPE
da NTC&LOGÍSTICA, o percentual médio de impacto da nova Lei, nos custos
operacionais é de 14,98% (quatorze vírgula noventa e oito por cento), somente
na operação de carga fracionada.
É importante destacar que, embora tecnicamente o impacto
sobre os custos, com a nova legislação, seja maior nas rotas curtas e muito
curtas, uma vez que vem a onerar os custos fixos de difícil diluição nessas
rotas, o estudo mostra impacto menor nessas distâncias em virtude dos ajustes
que já vinham sendo feitos muito antes da Lei 12.619.
Os Impactos da Lei nos Custos Operacionais da CARGA
LOTAÇÃO OU GRANDES MASSAS
No caso das operações de Carga Lotação ou Grandes Massas,
o estudo do DECOPE concluiu que o percentual médio de impactos sobre os custos
da operação foi de 28,92% (vinte e oito vírgula noventa e dois por cento).
O estudo revelou ainda queda de produtividade da ordem de
37,5%, com redução no número de viagens por mês, nas distâncias longas, de 2,25
viagens/mês.
Como os custos fixos permanecem no mesmo nível no período
anterior à Lei 12.619, quando há redução na produtividade do veículo isso acaba
por elevar os custos por unidade transportada. No caso das operações de
lotação, que operam muito mais em rotas de médias e longas distâncias, a
tendência é de que haja uma diluição maior dos custos fixos. Os impactos são
menores à medida que o percurso aumenta.
Os Impactos da Lei nos Custos Operacionais de Transporte
de Contêiner
Para o setor de transporte de Contêiner, que é um
segmento mais específico do transporte, o impacto médio foi de 27,28% (vinte e
sete vírgula vinte oito por cento), nas distâncias muito curtas.
Segundo o trabalho realizado pelo
DECOPE/NTC&LOGÍSTICA, houve queda no número de viagens de aproximadamente
28,57%, o que representa em números absolutos redução de 5,14 viagens/mês nas
rotas muito curtas e 3,21 viagens nas rotas médias.
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