Bom dia gestores,
Estou atualmente fazendo um MBA na área de
empreendedorismo, para minha surpresa muitos assuntos abordados nas aulas do
MBA, são abordados em nossas aulas na ETEC.
Nesse módulo aprendemos que a composição de um modelo de
negócios sólido e competitivo, passa pelo processo de inovação e
desenvolvimento da força empreendedora, liderança empresarial e capacidade de
gestão, mas, e para tudo existe um mas, se ao final do dia as vendas não
aparecerem, a luz amarela acende e lamentavelmente, podemos afirmar com
segurança que de pouco adiantou tanto empenho.
Triste, pois o resultado originado na capacidade de
empreender, gerir e gerar produtos e serviços competitivos, será diluídos
diante de um faturamento frustrante, porque nada se sustenta sem investimentos,
e as organizações utilizam as sobras de caixa originadas em faturamento ou na
atratividade de sócios de risco que por sua vez, apenas se interessarão no
negócio caso se comprove sua viabilidade econômica, e esta como sabemos não
existe sem o êxito comercial.
Em resumo, não há ideia ou negócio que resista a um
desempenho comercial medíocre.
De acordo com as apostilas do curso seguem algumas dicas
para fortalecer a força de vendas, garantido a solidez do seu negócio, vamos lá?
Por experiência própria, não separe a sua área comercial
da produção, logística ou mesmo da área técnica, a troca de informações garante
tanto o amadurecimento de todos os profissionais envolvidos, como um discurso
de vendas convincente e assertivo.
Aposte na formação de vendedores, bons negociantes e
consultores de negócios (chame-os como desejar), mas evite formar atores da
vida corporativa com frases feitas e decoradas do senso comum, causando
desconfiança e sono durante as reuniões.
Aposte na meritocracia, que puna os incompetentes e
acomodados, mantenha os que lutaram e se esforçaram sem muitos resultados e
prestigie os poucos que efetivamente atingiram os resultados esperados.
Tenha prazos e metas realistas, nunca exija 100 quando na
verdade se deseja 70, isso não funciona, liquida com o crédito da direção da
empresa e torna o sistema de metas uma piada que ninguém consegue levar a
sério.
Faça algum programa de incentivos, eles são muito úteis,
e como prêmio distribua dinheiro, e ponto final.
Não deixe que sua equipe necessite de programas
motivacionais para se manter na ofensiva comercial, isso vicia, invista no
amadurecimento profissional que é o que permite que o indivíduo se auto motive,
mas por outro lado não trabalhe no sentido oposto tornando a vida dele um
inferno.
Facilite internamente o processo comercial, faça um vendedor
feliz.
Organização e disciplina com informações relacionadas a
vendas, isso pode ser um diferencial e garantem o sucesso em casos de vendas
complexas.
Lembrem-se uma equipe comercial competente geralmente é
gerida por gestores, competentes e comprometidos. Sem importante parceria, não
há ideia, negócio e resultado que se sustente.
Sucesso a todos,
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