Liderança e engajamento.


Boa noite gestores,

Hoje, um aluno do ETIM Administração, que obviamente estava com um problema em seu grupo de trabalho para as atividades do Prof. Luciano, me perguntou como poderia continuar mantendo uma equipe considerada de alto desempenho.


Expliquei para ele que esse problema não acontece só em sala de aula, e que não é uma tarefa fácil para as empresas, principalmente se considerarmos que a competitividade é grande, temos problemas para contratar profissionais qualificados e vivemos em uma sociedade onde o imediatismo e a ansiedade ocupam cada vez espaço no nosso dia a dia.

As estatísticas apontam que o percentual de profissionais e “alunos” engajados (A palavra correta é essa mesmo!!) com suas atividades é muito baixo. As organizações esperam e devem  contar com toda a energia dos seus empregados.

Entretanto, a falta de uma liderança efetiva vinda do empreendedor ou gestor  dificulta este resultado, o desempenho baixo é de responsabilidade exclusiva da liderança.

A liderança deve estar alinhada em todos os níveis da organização, do estratégico ao operacional. É fundamental que a cultura da organização privilegie a unidade no que se refere à importância e aos propósitos da liderança.

Algumas razões provocam o baixo engajamento da equipe. Fique atento aos seus colaboradores. A falta de conhecimento sobre visão, missão, valores, propósitos, objetivos e metas da empresa prejudicam o engajamento.

A qualidade da liderança, a ineficiência dos canais de comunicação, a falta de oportunidade para o desenvolvimento e crescimento profissional e a incompatibilidade entre os objetivos individuais e os organizacionais também precisam ser revistas quando falta engajamento.

Sucesso a todos,

Comentários