Como sustentar a cultura de pequena empresa, após o crescimento?


Boa noite gestores,

Sexta feira à noite, aquele frio danado e um aluno me faz a seguinte pergunta, como sustentar a cultura de uma pequena empresa, mesmo depois de crescer.


Fiquei meio sem ação, meio no improviso respondi.

Quando um negócio nasce, os valores, as ideias e os hábitos da equipe estão voltados para a vontade de crescer, a empresa começa enxuta, apresentando relações sociais mais estreitas, o contato com a clientela também é intenso, sinalizei para os alunos mais ou menos o seguinte.

Você deve manter a mesma perspectiva de um proprietário de pequeno negócio,  todo pequeno empresário tem empatia pelas dores sentidas por empresários iniciantes, pela luta e esforço que empreendiam para manter o negócio de pé. É importante sempre se colocar no lugar de quem está começando, na forma como os clientes são atendidos, no cuidado com o desenho do produto ou serviço, na garantia de qualidade do serviço e etc.

Construa uma base de princípios sólidos, definir uma cultura para a empresa não significa obrigar a todos que pensem da mesma forma que o dono, no entanto, é importante instituir princípios comuns, que guiarão o estabelecimento de prioridades, o atendimento de clientes e os relacionamentos entre funcionários. Uma boa ideia é escrever quais serão esses valores e coloca-los  em um local visível, para que sejam sempre lembrados.

Estabeleça canais de comunicação, quando a empresa é pequena, a troca de experiências e os diálogos entre a equipe são mais frequentes. É natural que, com a expansão do negócio, a comunicação torne-se deficitária. Para solucionar o problema, adote uma estratégia interessante,  faça um rodizio com os funcionários no setor de atendimento ao consumidor, importante é até o dono desempenha a função. Dessa forma, a empresa inteira mantém contato constante com seu público.

Estimule a cultura da empresa nas horas vagas, fique ao lado da sua equipe, conheça a família dos seus colaboradores, estimule a convivência entre eles, crie um ambiente acolhedor, e melhore o clima organizacional.

Sucesso a todos,

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