Boa noite gestores,
Sexta feira à noite, aquele frio danado e um aluno me faz
a seguinte pergunta, como sustentar a cultura de uma pequena empresa, mesmo
depois de crescer.
Fiquei meio sem ação, meio no improviso respondi.
Quando um negócio nasce, os valores, as ideias e os
hábitos da equipe estão voltados para a vontade de crescer, a empresa começa enxuta,
apresentando relações sociais mais estreitas, o contato com a clientela também
é intenso, sinalizei para os alunos mais ou menos o seguinte.
Você deve manter a mesma perspectiva de um proprietário
de pequeno negócio, todo pequeno empresário
tem empatia pelas dores sentidas por empresários iniciantes, pela luta e
esforço que empreendiam para manter o negócio de pé. É importante sempre se
colocar no lugar de quem está começando, na forma como os clientes são
atendidos, no cuidado com o desenho do produto ou serviço, na garantia de
qualidade do serviço e etc.
Construa uma base de princípios sólidos, definir uma
cultura para a empresa não significa obrigar a todos que pensem da mesma forma
que o dono, no entanto, é importante instituir princípios comuns, que guiarão o
estabelecimento de prioridades, o atendimento de clientes e os relacionamentos
entre funcionários. Uma boa ideia é escrever quais serão esses valores e coloca-los
em um local visível, para que sejam
sempre lembrados.
Estabeleça canais de comunicação, quando a empresa é
pequena, a troca de experiências e os diálogos entre a equipe são mais
frequentes. É natural que, com a expansão do negócio, a comunicação torne-se
deficitária. Para solucionar o problema, adote uma estratégia interessante, faça um rodizio com os funcionários no setor de
atendimento ao consumidor, importante é até o dono desempenha a função. Dessa
forma, a empresa inteira mantém contato constante com seu público.
Estimule a cultura da empresa nas horas vagas, fique ao
lado da sua equipe, conheça a família dos seus colaboradores, estimule a convivência
entre eles, crie um ambiente acolhedor, e melhore o clima organizacional.
Sucesso a todos,
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