Bom dia Gestores!
Calma isso num é briga de casal nem campanha de marketing de lojas Plus Size no mercado local; muito além disso é um sentimento de reconhecimento e reflexão de uma nação que muitas vezes e rotulada de não reconhecer seus personagens ilustres!
A empresa de material esportivo a Alemã Adidas, responsável pela fabricação da bola nas últimas 11 edições da Copa do Mundo, divulgou neste domingo (12/08) três opções de nome para batizar a bola oficial da competição de que acontecerá em 2014 no Brasil:
“Bossa Nova”, “Brazuca” e “Carnavalesca”.
Bom, são nomes interessantes e até estereotipados; com bom "apelo" de marketing e com facilidades de memorização; aliás, diga-se de passagem quem vai bancar o projeto tem todo o direto de colocar o nome que quiser; mas porque não fazer isso de modo diferente, inovador e com um grande propósito?
A empresa em questão, rejeitou a campanha “Gorduchinha 2014”, em referência ao bordão “Pimba na Gorduchinha!”, criado pelo locutor Osmar Santos. A campanha fez sucesso nas redes sociais e tem perfil no twitter com mais de 5,7 mil seguidores. Segundo a Empresa, os nomes foram escolhidos a partir de pesquisas com consumidores que preferiram os três nomes apresentados. (Alguém se lembra de ter respondido esta pesquisa? por favor manifeste-se), foram ouvidos "torcedores de todo o Brasil com o intuito de chegar a uma lista com três alternativas de nomes, cada qual selecionado por ter uma forte ligação com a cultura brasileira".
A escolha será feita por meio de uma votação popular em dois sites (www.adidas.com.br/nomedabola2014 e www.nomedabola2014.com.br) e terá a duração de três semanas.
Lembrando que esta prática do batismo das bolas acontece desde 1970, ou seja, tivemos nomes muito e interessantes e exóticos como:
“Telstar” (1970); “Tango e Tango España” (1978 e1982); “Azteca” (1986); "Etrusco Unico" (1990);"Questra"(1994) "Tricolore"(1998); "Fevernova" (2002); "Teamgeist" (2006) e por último o nome escolhido a "Jabulani", na África do Sul em 2010;
Como foram mencionados estes nomes são elaborados respeitando a identidade e cultura de cada país sede; então pergunto por que não GORDUCHINHA? Será que a ADIDAS pensa que isso pode ser considerado “ Bulling ”? Desculpem pela sinceridade; mas já que a ideia da Marca Alemã é criar uma identificação da bola com a nossa Nação, então faço um desafio à empresa de conhecer a trajetória do Osmar Santos (carinhosamente chamado de "O Pai da Matéria"); que por muitas vezes foi o responsável pelo sorriso e as lágrimas de muitos brasileiros quando narrava os gols da verdadeira paixão do povo brasileiro o “Futebol” que, aliás, mesmo não representando esta grandeza neste momento, até agora nenhuma nação superou nossas cinco conquistas mundiais; isso sem mencionar sua participação ativa em nossa história política, nas campanhas das Diretas Já! (início da década de 80).
Faço um convite a Equipe de Marketing e Desenvolvimento da Empresa que apadrinha o nome desta nobre criança, “A Bola”; façamos uma Visita ao Museu do Futebol (São Paulo) para que eles possam entender qual é a verdadeira relação do Brasil como Nação com este esporte inventado por Ingleses, mas que só encontraram graça nos pés, muitas vezes, descalços de um povo que aprendeu a ser reconhecido como a "Pátria de Chuteiras"; talvez isso mude este critério.
Repito os nomes são bons, mas GORDUCHINHA, apesar de tudo tem um valor agregado fortíssimo; ou será que o conceito de Marketing 3.0 ainda não é uma realidade na ADIDAS? Façamos o seguinte vamos criar esta campanha: Reconsidere ADIDAS; Afinal o Mundo e Redondo!
Para não achar que é um exagero pessoal, veja a opinião de Washington Olivetto um dos homens mais respeitados no meio da Comunicação Nacional e Internacional (vide suas conquista no festival de Cannes) Será que estas opiniões não contam?
Pensem Nisso!
(fonte esporte.ig.com.br)
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