Heineken investe para melhorar a logística.


Bom dia gestores,

Um case interessante, o mercado de cerveja é extremamente competitivo, com as grandes fabricantes disputando ponto a ponto o market share, por isso, para se conseguir um diferencial e reduzir os custos de produção é fundamental garantir processos inboud e outbound eficientes. Foi o que percebeu a cervejaria holandesa Heineken.


A empresa administrava a chegada de insumos, contratação de frete, pagamento de serviço de transporte e envio do produto de forma manual. Para tornar a situação ainda mais complicada, a companhia não possuía uma padronização em suas nove plantas brasileiras. Tendo isso em vista, a cervejaria decidiu contratar a Finnet, especializada em tecnologia de informação, que apresentou à fabricante o Portal de Coletas Inbound, para gerenciamento de sua cadeia logística.

Com a ferramenta, a companhia passou a ter uma visão global de pontos sempre considerados críticos em qualquer linha de produção. “A diferença de outras ferramentas é que essa solução de gestão reflete os processos físicos da Heineken, oferecendo informação aos gestores em tempo real, de sua operação sem que eles tenham que alterar algum processo para se adaptar a ferramenta desenvolvida.

Ela é customizada com perfil da empresa, e promove comunicação e interação entre cliente, transportadoras e departamento financeiro. E disponibilizamos um dashboard que simula uma tela de aeroporto, onde a empresa disponibiliza informações em tempo real de todas as cotações, coletas em trânsito e entregues dentre outras informações”, explicou Karina Freitas, analista de Produtos de Soluções Integradas da Finnet.

Com esta nova ferramenta, a empresa consegue administrar orçamentos e prazo de entrega de fornecedores e transportadores em tempo real. Uma facilidade que permite à área de logística da empresa acompanhar o andamento das cargas e possibilita que o departamento financeiro possa programar o pagamento dos fretes.

“O portal otimizou a comunicação com a transportadora por meio de avisos (SMS) de solicitações de coleta e cotação. Houve a padronização de um único documento/formulário compartilhado para as solicitações. Foi incluída no processo (dentro do portal) a operação de status da entrega (com a opção da transportadora indicar o início do transito para a entrega, bem como da chegada do caminhão no cliente).

 A operação de recebimento deverá incluir os dados de chegada, para fechar o processo pela equipe financeira, na certificação dos pagamentos”, destacou Freitas e completou ressaltando que as diferentes plantas ganharam uma padronização. “O monitoramento foi um dos grandes ganhos do portal, através de um ‘dashboard’ com os status de toda a operação, consolidando todas as plantas”.

De acordo com Ronaldo Pivisan, Logistic Transportation Manager da Heineken, mais do que ganhos em redução de custos, a empresa melhorou o seu modo de trabalho. “O maior ganho foi qualitativo. Na reestruturação da área, conseguimos diminuir 01 FTE (full-time equivalent ou equivalente a tempo completo, o que significou reduzir uma força de trabalho em período integral)”.

Para a analista de Produtos de Soluções Integradas da Finnet, a melhoria do sistema de informação é uma tendência natural do mundo corporativo. “A área de logística nas empresas vem crescendo fortemente, e hoje se torna um diferencial nelas, preço e qualidade já estão muito similares nas organizações, a competição nesses itens não são mais novidade, então as companhias estão se destacando em processos logísticos, melhorando a performance de trabalho in-bound e out-bound e se destacando no mercado como um todo focando os esforços no setor e implementando soluções que permitam aos seus gestores a rápida tomada de decisão, ferramentas que melhorem a comunicação com toda a cadeia de suprimentos, reduzam custos e agilizem a performance dos processos físicos”, finaliza.

Sucesso a todos,

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