Bom dia gestores,
Um case interessante, o mercado de cerveja é extremamente competitivo, com as
grandes fabricantes disputando ponto a ponto o market share, por isso, para se
conseguir um diferencial e reduzir os custos de produção é fundamental garantir
processos inboud e outbound eficientes. Foi o que percebeu a cervejaria
holandesa Heineken.
A empresa administrava a chegada de insumos, contratação
de frete, pagamento de serviço de transporte e envio do produto de forma
manual. Para tornar a situação ainda mais complicada, a companhia não possuía
uma padronização em suas nove plantas brasileiras. Tendo isso em vista, a
cervejaria decidiu contratar a Finnet, especializada em tecnologia de
informação, que apresentou à fabricante o Portal de Coletas Inbound, para
gerenciamento de sua cadeia logística.
Com a ferramenta, a companhia passou a ter uma visão
global de pontos sempre considerados críticos em qualquer linha de produção. “A
diferença de outras ferramentas é que essa solução de gestão reflete os
processos físicos da Heineken, oferecendo informação aos gestores em tempo
real, de sua operação sem que eles tenham que alterar algum processo para se
adaptar a ferramenta desenvolvida.
Ela é customizada com perfil da empresa, e promove
comunicação e interação entre cliente, transportadoras e departamento
financeiro. E disponibilizamos um dashboard que simula uma tela de aeroporto,
onde a empresa disponibiliza informações em tempo real de todas as cotações,
coletas em trânsito e entregues dentre outras informações”, explicou Karina
Freitas, analista de Produtos de Soluções Integradas da Finnet.
Com esta nova ferramenta, a empresa consegue administrar
orçamentos e prazo de entrega de fornecedores e transportadores em tempo real.
Uma facilidade que permite à área de logística da empresa acompanhar o
andamento das cargas e possibilita que o departamento financeiro possa
programar o pagamento dos fretes.
“O portal otimizou a comunicação com a transportadora por
meio de avisos (SMS) de solicitações de coleta e cotação. Houve a padronização
de um único documento/formulário compartilhado para as solicitações. Foi
incluída no processo (dentro do portal) a operação de status da entrega (com a
opção da transportadora indicar o início do transito para a entrega, bem como
da chegada do caminhão no cliente).
A operação de
recebimento deverá incluir os dados de chegada, para fechar o processo pela
equipe financeira, na certificação dos pagamentos”, destacou Freitas e
completou ressaltando que as diferentes plantas ganharam uma padronização. “O
monitoramento foi um dos grandes ganhos do portal, através de um ‘dashboard’
com os status de toda a operação, consolidando todas as plantas”.
De acordo com Ronaldo Pivisan, Logistic Transportation
Manager da Heineken, mais do que ganhos em redução de custos, a empresa
melhorou o seu modo de trabalho. “O maior ganho foi qualitativo. Na
reestruturação da área, conseguimos diminuir 01 FTE (full-time equivalent ou
equivalente a tempo completo, o que significou reduzir uma força de trabalho em
período integral)”.
Para a analista de Produtos de Soluções Integradas da
Finnet, a melhoria do sistema de informação é uma tendência natural do mundo
corporativo. “A área de logística nas empresas vem crescendo fortemente, e hoje
se torna um diferencial nelas, preço e qualidade já estão muito similares nas
organizações, a competição nesses itens não são mais novidade, então as
companhias estão se destacando em processos logísticos, melhorando a
performance de trabalho in-bound e out-bound e se destacando no mercado como um
todo focando os esforços no setor e implementando soluções que permitam aos
seus gestores a rápida tomada de decisão, ferramentas que melhorem a
comunicação com toda a cadeia de suprimentos, reduzam custos e agilizem a
performance dos processos físicos”, finaliza.
Sucesso a todos,
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