Bons conselhos para iniciantes, parte 2


Bom dia gestores, continuando nossa conversa......

Estar aberto a mudanças, Pedro Passos, um dos fundadores da Natura, destaca a sensível passagem de pequena para média empresa.

"Deixa de ser a ideia do empreendedor para ser a de um grupo. Muitos podem empreender, assumir risco. É mais difícil encontrar bons formadores de pessoas em torno de um projeto", diz. Ao crescer, ele sai da zona de conforto.

"Uma pessoa técnica passa a ter de ser criativa, a fazer outras coisas." Para ele, deve-se ajudar a empresa a suprir fragilidades. "O empreendedor precisa aprender a querer pensar junto, a estar aberto, porque haverá uma transformação dele. E deve aprender a sonhar."

E ele, pensava que a Natura cresceria tanto? "Não a imaginávamos como é hoje. Fica um saudosismo da época em que era menor e acompanhávamos tudo."

Namorar o investidor, do apagão, Wilson Poit tirou a ideia: alugar geradores.

"Em 2001, houve muita demanda, saímos muito na mídia e a Endeavor encontrou a história de alguém que morou até os 11 anos em casa sem luz. Aprendi na Endeavor que vale a pena fazer direito as coisas, mesmo quando a concorrência é desleal, a preparar a empresa para investidores, a ter gente boa no time. Como o Beto, visitei empresas no exterior para ver como faziam, além de focar em bater metas. Me orientaram a não fazer o primeiro negócio que aparecesse", diz. Em 2008, vendeu 35% da empresa por R$ 40 milhões para o BRZ. "Aprendi a namorar [investidores] e fazer negócios melhores." O plano era chegar ao IPO antes da Copa ou aceitar alguma oferta muito boa. Ela veio em março, com a venda para a Aggreko, por R$ 404 milhões (pode chegar a R$ 464 milhões).

"Comecei com um caminhão, um gerador e pensava em negócio menor. Não teria chegado aqui sem a Endeavor. São pequenas coisas que eles passam. Houve momentos em que conversava com mentores, como o Laércio, que diziam 'espera mais um pouco, faz isso primeiro, conversa com mais gente', e contavam experiências."

Sucesso a todos,

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