Viracopos, projeto prevê complexo aeroportuário.


Bom dia gestores,

O consórcio Aeroporto Brasil, vencedor da licitação para a concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), anunciou que irá construir uma cidade aeroportuária no terminal do interior paulista, com um centro de convenções, três hotéis, sendo um no centro aeroportuário e dois remotos, e um shopping.

De acordo com o diretor-presidente do consórcio, Luiz Alberto Küster, as obras do aeroporto serão antecipadas de outubro para agosto. A meta é que o novo terminal que será construído no local tenha capacidade para 14 milhões de passageiros em 2014.

Ainda segundo Küster, a obra não terá problemas com o licenciamento ambiental, já que o consórcio modificou o projeto e, portanto, o novo terminal será construído em uma área que já esta inteiramente impactada.

“Ao inverter o futuro terminal de passageiros em relação à pista, vamos reduzir em 70% o tempo de taxiamento das aeronaves, reduzindo, assim, a emissão de gases de efeito estufa. A nova configuração não irá atingir nenhuma das nascentes e nenhum metro quadrado de vegetação primária nativa. Não teremos, na primeira fase, nenhum impacto no meio físico e biótico”, disse o executivo.

Para financiar a ampliação de Viracopos, as empresas que formam o consórcio (Triunfo Participação, UTC e Egis) depositaram a quantia aproximada de R$ 1,4 bilhão, que corresponde a um terço do valor total da primeira fase das obras. Os dois terços restantes serão buscados no mercado.

Ao final da concessão, em 30 anos, quando o aeroporto terá capacidade para 80 milhões de passageiros ao ano, haverá dois terminais remotos que serão interligados ao principal por metrô.


“Teremos um aeroporto apto a receber qualquer tipo de aeronave, incluindo o A-380, o maior avião de passageiros do mundo”, afirma Carlos Valente, diretor comercial da empresa holandesa Naco, responsável por elaborar o novo projeto de Viracopos.

Após a conclusão do novo terminal, a atual área de embarque e desembarque será demolida.

Sucesso a todos,

Comentários