TMS, sistema de gerenciamento de transportes.


Boa noite gestores,

O TMS “transportation management system”, sistema de gerenciamento de transporte, vem apresentando crescimento nas empresas que atuam no país.

Apesar disso, ainda é pequeno o numero das empresas que se utilizam desse software, mas os benefícios relacionados à adoção chegam a 8% no gasto total de fretes, um numero considerável.

Vamos ver quais são os benefícios quantitativos e qualitativos do sistema? Segundo alguns desenvolvedores são vários.

Redução dos custos de ordens expedidas, muitas empresas relatam uma grande redução de custos e maior rapidez nas entregas devido a um melhor planejamento e do sistema de tratamento de exceções.

Aceleração na consolidação de cargas, ao utilizar o TMS para consolidar cargas, as empresas relatam economias significativas.

Identificação de discrepâncias na fatura de transporte, as diferenças podem ser identificadas por meio da automação da auditoria da fatura de frete contra o contrato original.

Melhor seleção das transportadoras, ocorre uma significativa redução de custos devido a automatização da seleção da menor taxa de transportadora, o modo e o tipo de serviço.

Acompanhamento do desempenho da transportadora, geração de relatórios de clientes e fornecedores, utilizando as informações de desempenho da transportadora, facilitando a negociação de melhores taxas.

Redução dos custos administrativos, com a automação do processo de liberação, embarque e consolidação é possível direcionar o pessoal para outras atividades, falar em demissão é politicamente incorreto, kkkkkk

Resposta eficiente ao cliente, muitas empresas identificam um aumento substancial nas vendas como resultado do tempo de resposta rápido.

Economia nos contratos, melhorando as estimativas de demanda, as empresa podem adquirir materiais com antecedência e economizar por meio da negociação de pedidos.

Utilização dos ativos de forma mais eficaz, o objetivo do sistema TMS, é justamente assumir as funções do gerenciamento da frota, aproveitando melhor os ativos disponíveis.

 O software TMS, possibilita também:

Controle de equipamentos, abastecimento, troca de óleo licenciamento, seguros, ordens de serviço, controle de oficina (própria/terceiros), controle de pneus, entre outros.

Controle de compras efetuadas, e outros.

Como as empresas cada vez mais necessitam de um diferencial competitivo, o TMS, complementa a lógica da  troca de informações via EDI, juntamente com o ERP, o MRP,  o MES e o WMS, permitindo a troca rápida de informações em toda a cadeia de abastecimento.

Sucesso a todos,

Comentários