O Roubo de carga e os tributos.

Boa noite gestores,

Uma operação da polícia federal realizada em 13 de julho prendeu no Rio de janeiro uma organização criminosa especializada em roubo de cargas.


Nos últimos oito meses, a quadrilha havia realizado ao menos dez assaltos que tinham com alvo eletroeletrônicos.

Apesar do sucesso dessa operação, o roubo de carga está se intensificando, pois os criminosos migram para atividades onde a fiscalização da polícia é difícil ou onde haja mais facilidade, como a polícia intensificou o combate ao tráfico de drogas e armas, e os assaltos a caixas eletrônicos têm diminuído, sobrou para as cargas.

Prejuízo dobrado, os embarcadores além de perder a carga não podem recuperar os tributos pagos sobra a mercadoria, como o IPI e o ICMS que são recolhidos quando a carga deixa o depósito ou fábrica.

Só no Brasil, isso porque o STJ, determinou em junho de 2010, que o poder público não precisa reembolsar os impostos da carga levada pelos criminosos, vamos ver como sobra para nós consumidores a conta?

Para diminuir essa perda, as empresas têm colocado nas apólices de seguro o valor da carga e dos tributos, elevando o valor do frete e consequentemente o preço dos produtos.

Estimativas das seguradoras indicam que em 2011 o governo tenha arrecadado 180 milhões de rais com tributos recolhidos sobre produtos roubados.

Sucesso a todos,

Comentários