Navegação de cabotagem


Bom dia gestores,

O maior índice de desistências de empresas no uso de algum porto ou rota de cabotagem no Brasil parte dos setores de material de construção e decoração (43%), além de siderurgia e metalurgia (38%), de acordo com estudo que será apresentado em evento internacional especializado no setor de logística em agosto, no Rio de Janeiro.

Entre os principais problemas para o uso do meio no país, segundo empresas, estão a infraestrutura inadequada nos portos, a falta de integração entre os modais, a baixa frequência de navios e de confiabilidade nos prazos, entre outros.

Indisponibilidade de rotas, excesso de burocracia e críticas quanto ao risco de roubo e avarias de carga também aparecem.

Vejamos como os setores acima analisam o modal.

 - 66% apontam que o "transit time" é elevado e, por isso, o principal problema da cabotagem
 - 64% afirmam que a falta de estrutura nos portos é um dos entraves
 - 59% dizem que falta infraestrutura de integração entre os modais
 - 57% acham que a frequência de navios é muito baixa
 - 56% acreditam que os prazos do modal são pouco confiáveis
 - 55% dizem que não há disponibilidade de rotas
 - 52% apontam o excesso de burocracia governamental



Conforme postado aqui em nosso Blog, já existem iniciativas para a melhoria desse modal e alguns setores já o utilizam com eficiência e melhoraram seus resultados operacionais.

Sucesso a todos,

Comentários

Unknown disse…
Boa tarde,
interessante as constatações da pesquisa. Que evento é este onde esta pesquisa será apresentada e de quem é a autoria da pesquisa?
Obrigada,
Clara Rejane Scholles
Prof. Monteiro disse…
Olá, Clara,

Essa matéria foi publicada na Folha de São Paulo, 20/07/2012, caderno Mercado,e a pesquisa não possui fonte, deve ter sido elaborada pelos próprios setores.

A feira em questão é a XVII Fórum Logística Internacional no RJ em agosto.

Sucesso