Boa noite gestores,
O Núcleo de Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral (FDC) divulgou nesta terça-feira, 26, o Ranking das Transnacionais Brasileiras 2012. A pesquisa, realizada anualmente pela entidade, mostra o nível de internacionalização das empresas multinacionais brasileiras a partir de variáveis como receitas, ativos, número de funcionários em outros países, entre outros.
Este ano, 47 empresas integraram o estudo. O líder do ranking foi o frigorífico JBS-Friboi, com um índice de internacionalização de 53,8%, seguido das empresas Gerdau e Stefanini, com índices de 51,6% e 46,4%, respectivamente.
Nas empresas com faturamento até R$ 1 bilhão, as mais internacionalizadas são Metalfrio (45,2%), Ibope (43,8%) e Sabó (36,3%). A Vale é a empresa que está presente em maior número de países (38), seguida da Stefanini (26) e Odebrecht (25).
A pesquisa mostrou também um ranking específico das franquias brasileiras mais internacionalizadas. Nessa categoria, Via Uno (18,3%), Fábrica di Chocolate (12,1%) e Showcolate (10,9%) são as primeiras colocadas.
Ainda de acordo com o estudo, as transnacionais brasileiras têm aumentado gradualmente o índice de internacionalização na taxa de 1% ao ano. Além disso, 60,9% delas pretendem expandir nos mercados em que já atuam e, em menor escala, 27,7% das empresas planejam entrar em novos mercados.
Entre as empresas que têm unidades fora do Brasil, 77,8% atuam na América Latina, 57,1% na América do Norte, 46% na Europa, 44,4% na Ásia, 27% na África e 11,1% na Oceania. “Há uma forte tendência das multinacionais brasileiras iniciarem o seu processo de internacionalização em países da América Latina. A pesquisa mostra que 63,3% das empresas consultadas tiveram sua primeira subsidiária internacional instalada em países dessa região”, afirma Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador do Núcleo de Negócios Internacionais da FDC.
Este ano, 47 empresas integraram o estudo. O líder do ranking foi o frigorífico JBS-Friboi, com um índice de internacionalização de 53,8%, seguido das empresas Gerdau e Stefanini, com índices de 51,6% e 46,4%, respectivamente.
Nas empresas com faturamento até R$ 1 bilhão, as mais internacionalizadas são Metalfrio (45,2%), Ibope (43,8%) e Sabó (36,3%). A Vale é a empresa que está presente em maior número de países (38), seguida da Stefanini (26) e Odebrecht (25).
A pesquisa mostrou também um ranking específico das franquias brasileiras mais internacionalizadas. Nessa categoria, Via Uno (18,3%), Fábrica di Chocolate (12,1%) e Showcolate (10,9%) são as primeiras colocadas.
Ainda de acordo com o estudo, as transnacionais brasileiras têm aumentado gradualmente o índice de internacionalização na taxa de 1% ao ano. Além disso, 60,9% delas pretendem expandir nos mercados em que já atuam e, em menor escala, 27,7% das empresas planejam entrar em novos mercados.
Entre as empresas que têm unidades fora do Brasil, 77,8% atuam na América Latina, 57,1% na América do Norte, 46% na Europa, 44,4% na Ásia, 27% na África e 11,1% na Oceania. “Há uma forte tendência das multinacionais brasileiras iniciarem o seu processo de internacionalização em países da América Latina. A pesquisa mostra que 63,3% das empresas consultadas tiveram sua primeira subsidiária internacional instalada em países dessa região”, afirma Sherban Leonardo Cretoiu, coordenador do Núcleo de Negócios Internacionais da FDC.
Sucesso a todos,
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