Pensamento estratégico.


Boa noite gestores,

E aí queridos alunos prontos para se diferenciar dos demais, então:


1 - Antecipe
A maioria das empresas foca o curto prazo, aos lideres faltam a visão de águia “periférica”, isso pode deixar a empresa vulnerável a concorrentes que detectem e ajam em outras oportunidades, para antecipar bem, você precisa:

Buscar informações que podem revolucionar o seu setor
Ir além das fronteiras atuais do seu negócio
Criar redes de contato que te ajudem a entender melhor o horizonte

2 – Pense  de forma crítica
A “sabedoria popular” diminui o risco de você ser questionado. Porém, se você aceitar o que já foi provado, sua empresa perde vantagem competitiva, pensadores críticos questionam tudo, para dominar essa habilidade você precisa:

Analisar profundamente problemas para achar as causas
Desafiar crenças e formas de pensar, incluindo as sua.
Identificar quando há hipocrisia, manipulação e pré-julgamentos nas decisões organizacionais.

3 - Interprete
Ambiguidade é agoniante. Quando a vemos, é tentador buscar uma solução rápida e provavelmente errada. Um líder estratégico sabe ser frio e organizar informações de fontes diferentes antes de criar um ponto de vista, para ficar bom nisso, você precisa:

Buscar padrões em diversas fontes de dados
Encorajar os outros a fazer o mesmo
Testar premissas atuais e testar diversas hipóteses ao mesmo tempo

4 - Decida
Muitos líderes são vítimas da “paralisia por análise”. Você precisa desenvolver processos para chegar a uma posição “boa o suficiente”, para fazer isso, você precisa:

Analisar o que realmente é importante na decisão
Equilibrar velocidade, rigor, qualidade e agilidade, lembre-se que você não é perfeito, então você pode....
Tomar uma decisão mesmo com informações incompletas e visões diversas

5 - Alinhe
Consenso é raro. Um líder estratégico precisa estimular o diálogo, criar confiança e engajar as partes, especialmente quando as visões divergem, que tal?

Entender o que motiva as pessoas, incluindo o que não é óbvio
Trazer as diferenças para a superfície, mesmo quando não é confortável
Avaliar tolerância a risco e construir o suporte necessário

6 - Aprenda
Conforme sua empresa cresce, feedback sinceros ficam cada vez mais difíceis, você precisa fazer o possível para mantê-lo. Isso é crucial, já que sucesso e fracasso (especialmente o fracasso) são fontes de grande valor para o aprendizado organizacional.

Veja o que você precisa fazer:
Encorajar e servir de exemplo sobre sinceridade na hora de avaliar lições aprendidas
Mudar rapidamente o caminho quando perceber que está incorreto
Celebrar tanto o sucesso quanto falhas (bem intencionadas) que tragam aprendizados

Pronto para a mudança?

Sucesso a todos,

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