Bom noite gestores,
As "startups" são empresas jovens no mercado,
com trajetória de crescimento acelerado e foco em inovação.
Apesar dos predicados específicos, elas têm desafios
comuns a qualquer empresa: reduzir custos e otimizar o trabalho para aumentar a
fatia do mercado.
Diante dessa realidade, Eric Ries, empreendedor-residente
da Escola de Negócios de Harvard, criou a metodologia "Startup
Enxuta" ("Lean Startup", em inglês), publicada em livro homônimo
no ano passado. Flexível, a fórmula serve para empresas de qualquer tamanho e
setor.
Eric Ries |
O método consiste em fazer mais em menos tempo, gastando
pouco e minimizando riscos por meio de testes, experimentos e pesquisas de
produtos e de mercado. Negócios que seguem esse modelo têm poucos funcionários
e hierarquia descentralizada.
"As 'startups' eram extremamente instáveis e davam
certo ou não na base do acaso. Era uma loteria total. Hoje, temos muito mais
material e experiência para atingir um maior potencial de sucesso. A 'startup' enxuta
reúne esse conhecimento", explica Ries
Segundo Leandro Herrera, gerente de cultura empreendedora
da Endeavor, ONG de fomento ao empreendedorismo, a produção enxuta tem
estrutura dinâmica.
"Ela ocorre em três etapas: descoberta do produto
ideal [por meio de testes], validação do modelo de negócio e aumento de escala
para a venda ao público", diz.
Com seis funcionários, a Pitzi, empresa de conserto de
celulares, trabalha no sistema "todos por um". A estrutura
hierárquica, afirma o sócio-fundador Daniel Hatkoff, 28, "consiste em ter
foco, não em dividir papéis".
"O tempo é recurso bastante limitado em uma
'startup'. Os funcionários fazem de tudo um pouco porque a equipe é
pequena."
Modelo de Lean Startups - clique para ampliar |
Para reduzir custos, Daniel Bento, 39, cofundador da
maxiPago!, "startup" de sistemas de pagamentos, segue caminho
semelhante ao de Hatkoff: mantém quadro funcional enxuto (12 funcionários) e
terceiriza todo o trabalho não relacionado à área de atuação da empresa.
"Buscar parceria é fundamental para quem está começando."
Na contramão das vantagens, o modelo é de difícil
implantação para empresas que não atuam com tecnologia, pondera Gustavo
Caetano, presidente da Associação Brasileira de Startups.
"Nem todos os empresários têm maturidade para lidar
com um sistema tão enxuto.", comenta o executivo.
No modelo de
"startup" enxuta de Eric Ries, as empresas testam produtos e serviços
constantemente e precisam do "feedback" de clientes. A partir dos
erros e das críticas, aprimoram e otimizam o processo produtivo.
Na prática, segundo Naldo Dantas, secretário-executivo da
Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas
Inovadoras), o método de experimentação consiste em colocar o produto no
mercado antes, depois e durante o seu desenvolvimento.
"Quem disse que o processo de inovação deve ficar só
no papel? As 'startups' enxutas vieram para mostrar que dá para inovar dentro
do mercado", afirma Dantas.
É isso que faz a Peela, de cartões pré-pagos. Em operação
há sete meses, a marca vende seus produtos em quatro lojas pelo Brasil como forma
de teste. A expectativa é chegar a mil estabelecimentos até o fim do ano.
"O piloto serve para observar como será a adesão do público ao
produto", diz o sócio-fundador Eduardo Almeida, 41.
Além de contabilizar as vendas, o empreendedor afirma
guardar e-mails de clientes com sugestões e críticas. O conteúdo, complementa,
será utilizado. "Quando aumentarmos a escala [de vendas], tudo ficará
redondo."
Como Almeida, Ciro Anunciação, 28, dono da Digital Tour,
"startup" de marketing imobiliário on-line, testa produtos com
clientes e anônimos que conhece em eventos ou por intermédio de colegas.
Entre as opiniões, algumas foram adotadas: a criação de
um tour virtual pelo imóvel e uma versão do site para tablet. "Ainda temos
uma lista para adesões futuras."
Com as ideias testadas e aprimoradas, a chance de uma
empresa não vingar é reduzida, destaca Gustavo Caetano, presidente da
Associação Brasileira de Startups.
"Enquanto empresas comuns crescem em cinco anos, as
'startups' enxutas crescem em dois devido à metodologia otimizada e focada em
melhorias constantes", afirma.
Sucesso a todos,
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