Lean Startups.


Bom noite gestores,

As "startups" são empresas jovens no mercado, com trajetória de crescimento acelerado e foco em inovação.

Apesar dos predicados específicos, elas têm desafios comuns a qualquer empresa: reduzir custos e otimizar o trabalho para aumentar a fatia do mercado.

Diante dessa realidade, Eric Ries, empreendedor-residente da Escola de Negócios de Harvard, criou a metodologia "Startup Enxuta" ("Lean Startup", em inglês), publicada em livro homônimo no ano passado. Flexível, a fórmula serve para empresas de qualquer tamanho e setor.

Eric Ries
O método consiste em fazer mais em menos tempo, gastando pouco e minimizando riscos por meio de testes, experimentos e pesquisas de produtos e de mercado. Negócios que seguem esse modelo têm poucos funcionários e hierarquia descentralizada.

"As 'startups' eram extremamente instáveis e davam certo ou não na base do acaso. Era uma loteria total. Hoje, temos muito mais material e experiência para atingir um maior potencial de sucesso. A 'startup' enxuta reúne esse conhecimento", explica Ries 

Segundo Leandro Herrera, gerente de cultura empreendedora da Endeavor, ONG de fomento ao empreendedorismo, a produção enxuta tem estrutura dinâmica.

"Ela ocorre em três etapas: descoberta do produto ideal [por meio de testes], validação do modelo de negócio e aumento de escala para a venda ao público", diz.

Com seis funcionários, a Pitzi, empresa de conserto de celulares, trabalha no sistema "todos por um". A estrutura hierárquica, afirma o sócio-fundador Daniel Hatkoff, 28, "consiste em ter foco, não em dividir papéis".

"O tempo é recurso bastante limitado em uma 'startup'. Os funcionários fazem de tudo um pouco porque a equipe é pequena."
Modelo de Lean Startups - clique para ampliar

Para reduzir custos, Daniel Bento, 39, cofundador da maxiPago!, "startup" de sistemas de pagamentos, segue caminho semelhante ao de Hatkoff: mantém quadro funcional enxuto (12 funcionários) e terceiriza todo o trabalho não relacionado à área de atuação da empresa. "Buscar parceria é fundamental para quem está começando."

Na contramão das vantagens, o modelo é de difícil implantação para empresas que não atuam com tecnologia, pondera Gustavo Caetano, presidente da Associação Brasileira de Startups.

"Nem todos os empresários têm maturidade para lidar com um sistema tão enxuto.", comenta o executivo.

No modelo de "startup" enxuta de Eric Ries, as empresas testam produtos e serviços constantemente e precisam do "feedback" de clientes. A partir dos erros e das críticas, aprimoram e otimizam o processo produtivo.

Na prática, segundo Naldo Dantas, secretário-executivo da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), o método de experimentação consiste em colocar o produto no mercado antes, depois e durante o seu desenvolvimento.

"Quem disse que o processo de inovação deve ficar só no papel? As 'startups' enxutas vieram para mostrar que dá para inovar dentro do mercado", afirma Dantas.

É isso que faz a Peela, de cartões pré-pagos. Em operação há sete meses, a marca vende seus produtos em quatro lojas pelo Brasil como forma de teste. A expectativa é chegar a mil estabelecimentos até o fim do ano. "O piloto serve para observar como será a adesão do público ao produto", diz o sócio-fundador Eduardo Almeida, 41.

Além de contabilizar as vendas, o empreendedor afirma guardar e-mails de clientes com sugestões e críticas. O conteúdo, complementa, será utilizado. "Quando aumentarmos a escala [de vendas], tudo ficará redondo."

Como Almeida, Ciro Anunciação, 28, dono da Digital Tour, "startup" de marketing imobiliário on-line, testa produtos com clientes e anônimos que conhece em eventos ou por intermédio de colegas.

Entre as opiniões, algumas foram adotadas: a criação de um tour virtual pelo imóvel e uma versão do site para tablet. "Ainda temos uma lista para adesões futuras."

Com as ideias testadas e aprimoradas, a chance de uma empresa não vingar é reduzida, destaca Gustavo Caetano, presidente da Associação Brasileira de Startups.

"Enquanto empresas comuns crescem em cinco anos, as 'startups' enxutas crescem em dois devido à metodologia otimizada e focada em melhorias constantes", afirma.


Sucesso a todos,

Comentários