Bom dia gestores,
O Brasil conquistou mais 23 Leões ontem durante o
Festival Internacional de Criatividade de Cannes, totalizando 36 premiações.
O desempenho até o momento, com o anúncio dos ganhadores
de 7 das 14 categorias, é similar ao do ano passado. Em Outdoor, por exemplo, o
país conquistou o mesmo número de Leões de 2011, mas desta vez com quatro
ouros. No ano passado, foram apenas prata e bronze.
Mas, em relação ao número de inscrições, que bateram
recorde neste ano, com crescimento de 29%, o desempenho do Brasil está, por
ora, abaixo do de 2011, embora se mantenha em nível elevado.
"Está mais difícil ganhar Leão neste ano", diz
Mario D'Andrea, sócio da Fischer & Friends e jurado da categoria mais
cobiçada de Cannes, a Titanium&Integrated.
A dificuldade, afirma, não tem a ver com a qualidade da
propaganda brasileira, mas com uma mudança nesta edição do tradicional festival
de publicidade, que traz novas categorias de prêmios, como Mobile (publicidade
no celular ou em tablets) e Design.
"Estou concorrendo com o Google", diz.
"Empresas de tecnologia pura ou de design inscreveram trabalhos."
Entre os leões vencidos pelo Brasil em Mobile, por
exemplo, está um de bronze da TV Globo, pelo aplicativo "Medida
Certa".
O app, que contabilizou 320 mil downloads, acompanhava
quadro do "Fantástico" no qual os apresentadores compartilhavam com o
público seus programas de emagrecimento.
Com maior abrangência, o festival chegou ao recorde de
34.301 trabalhos inscritos, ante cerca de 28 mil em 2011. O Brasil foi o
segundo país que mais inscreveu peças (3.419), atrás dos EUA (5.058).
Dos europeus, reflexo da crise, só Alemanha e Inglaterra
compareceram com volume expressivo de trabalhos.
"Quase não se veem trabalhos da França e de
Portugal. Mas a América Latina está aqui em peso", diz D'Andrea.
Para Hugo Rodrigues, diretor de criação da Publicis, o
Brasil está bem representado e tem bom desempenho, mas o que deve mudar é o
nome das vencedoras. Agências que lideraram em número de inscrições ainda não
se destacaram na premiação.
Até o momento, a agência que teve o melhor desempenho foi
a Ogilvy, que levou 9 dos 36 Leões vencidos pelo Brasil até ontem, sendo três
de ouro (dois na categoria Promo e um em Outdoor).
Sucesso a todos,
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