As cinco forças de Porter.


Bom dia gestores,

Ontem, eu e o Prof. Rafael comentamos sobre as 5 forças de Porter “Michael Porter”, desculpem queridos alunos de não compartilhar com vocês essa ferramenta muito importante no planejamento estratégico

O entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia, a análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do modelo de cinco forças da competitividade, desenvolvido por Michael Porter na década de 70.

Esse modelo possibilita analisar o grau de atratividade de um setor da economia e identifica um conjunto de cinco forças que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos.

1ª Força - A rivalidade entre concorrentes pode ser considerada a mais significativa das cinco forças.

Deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Quando se  diz concorrente direto, refere-se a empresas que vendem o mesmo produto, num mesmo mercado que a organização, mas esta não é e única força a pressionar a competitividade das organizações, então vamos para as próximas forças.

2ª Força - Barreiras à entrada de concorrentes                

Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já estabelecidas, estas barreiras seriam fatores que dificultam o surgimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Abaixo  algumas das principais barreiras a serem analisadas:

  - Economia de Escala: atrapalha a entrada de novos concorrentes, pois as empresas que já produzem grandes quantidades podem reduzir custos, e novas empresas, que tenham que começar a vender pouco para depois crescer, possuem desvantagem nos custos;
 
- Capital Necessário: outra restrição financeira,  refere-se à necessidade de capital para realizar os investimentos iniciais para a instalação do negócio. É um dos fatores mais relevantes para impedir o surgimento de novas empresas em um setor;

  - Acesso aos canais de distribuição: se os canais de venda forem limitados, quanto mais as empresas atuais estiverem bem relacionadas (contratualmente) com os canais, menores as chances de novas empresas ganharem espaço.

3ª Força - O poder de barganha dos compradores

É a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor, esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade.
Assim, os compradores têm poderes se:
- As compras do setor são de grande volume;
- Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação;
- As margens de lucro do setor são estreitas;
- A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável.
Estas são então algumas das características a se observar quando analisando o poder de barganha dos compradores.

4ª Força - Poder de barganha dos fornecedores

Já quando abordado o poder de barganha dos fornecedores, será uma ótica semelhante à barganha dos compradores, mas agora voltada ao fornecimento de insumos e serviços para a empresa.
Os fornecedores têm poder de barganhar quando:
- o setor é dominado por poucas empresas fornecedoras;
- os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto;
- o setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor.
Com estas questões em vista, cabe a empresa identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.

5ª Força - Bens Substitutos

Os bens substitutos representam aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade.

Competem com a mesma intensidade que os concorrentes primários (mesmos produtos, mesmos mercados), mas ainda são relevantes, substitutos que mostram uma melhoria na relação custo/benefício, e quando os custos de substituição para o cliente são mínimos, devem ser observados com atenção especial.

Vou postar algo sobre a cadeia de valor também.

Sucesso a todos,

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