Bom dia gestores,
Durante a Agrishow 2012, feira agropecuária que está
acontecendo em Ribeirão Preto (SP), a Iveco apresentou a sua nova linha de
caminhões Off Road. A montadora está lançando os novos G 440 6x4 e G 480 6x4,
ideais para operações fora de estrada no transporte de cana-de-açúcar, o foco
da região de Ribeirão Preto.
“Precisávamos criar um produto com identidade para o
setor Off Road, que atendesse às necessidades específicas do segmento. Com esse
ideal, nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento adaptou a cabine, o
motor, a caixa automatizada Scania Opticruise, o Scania Retarder e a suspensão
traseira, além de outros itens, para oferecermos um produto ideal para
operações fora de estrada. Dessa necessidade de segmentação e a partir do
conceito de evolução contínua, surgiu a nova linha Off Road da Scania”, afirma
Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil.
Entre as novidades da nova linha estão as melhorias na
cabine, com uma grade frontal completamente modificada, tornando o caminhão
mais resistente e robusto. Para melhorar o acesso à frente da cabine, a Scania
projetou um degrau na parte superior do para-choque, antiderrapante, pelo qual
o motorista ou o responsável pela manutenção pode se deslocar por toda a área
frontal do veículo.
“Essas novidades demonstram o quanto a nova linha é
dedicada ao segmento Off Road, pois são características com que não equipamos
os caminhões rodoviários”, diz Souza. Além disso, os modelos possuem novo
ângulo de ataque de 25º, resultado da elevação do chassi e do para-choque.
“Trata-se do melhor grau da categoria para situações extremas, típicas do
segmento. Com ele, o caminhão ganha força fundamental para transpor qualquer
tipo de obstáculo, como, por exemplo, entrar em um rio, em uma vala, ou
trafegar por subidas ou descidas íngremes”, explica Souza.
Os motores de 13 litros, que contam com a tecnologia
Euro5, possuem uma nova plataforma, o que trouxe um ganho de 9% de torque e 5%
de potência em relação ao antigo bloco de 12 litros. Na prática, os motoristas
conseguem superar rampas com velocidades mais altas a rotações menores, o que
resulta em menos consumo de combustível, que pode ser até 7% inferior. Com 440
e 480 cavalos, os propulsores possuem o maior torque da categoria.
“Isso se reverte em performance para o cliente. O torque
em baixas rotações reduz o consumo de combustível e o tempo de ciclo de viagem,
garantindo melhor velocidade de subida. Nenhum concorrente consegue alcançar
nosso desempenho. Para o setor canavieiro, esse é um grande diferencial”,
destaca o gerente.
Sucesso a todos,
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