Bom dia gestores
Complementando a nossa aula de quinta, (2º logística), discutimos a importância da identificação dos materiais, e os vários níveis de facilidade no controle dos estoques e rastreabilidade, agora os supermercadistas e seus clientes já não terão mais
problemas com a venda de produtos vencidos. Isso porque acaba de ser lançado um
código de barras que alerta o vencimento da validade do produto logo que ele
passa pelo caixa. A novidade foi obtida por meio da integração do código de
barras EAN 13, já tradicional, ao CODE 128, que, por ser maior, oferece mais
informações sobre o produto. Esse projeto foi desenvolvido em uma parceria
entre a Toledo do Brasil e a Apas (Associação Paulista de Supermercados), a
pedido dos próprios supermercadistas.
O novo código de barras, quando gerenciado pelo software
MGV 6 - outra solução lançada pela Toledo do Brasil - permite que o produto
seja rastreado e o gerente da loja avisado, por exemplo, se a data da validade
do produto estiver se aproximando. Com isso, é possível tomar providências para
não prejudicar o cliente. A novidade vai ajudar no gerenciamento de mercadorias
como os fracionados, que têm data de validade menor após serem reembalados.
Atualmente, as balanças Toledo já vêm integradas ao MGV 6, o gerenciador de
vendas, mas ele pode também ser adquirido separadamente.
O projeto pretende apoiar a campanha de Olho na Validade
e ajudar o setor varejista a oferecer mais segurança aos seus consumidores.
“Produtos fracionados são aqueles manipulados pelo próprio supermercado, em
geral no setor de perecíveis. Pelo curto tempo de validade, esses produtos são
os que oferecem maior probabilidade de erros operacionais e de serem
comercializados com prazos de validade vencidos. Esta é a grande importância do
novo sistema: evitar erros”, explica o gerente nacional de vendas da Toledo do
Brasil, Mario Pandolfo.
Sucesso a todos,
Comentários