Marketing de relacionamento a baixo custo.

Boa tarde gestores,


Conversando com o Prof. Rafael  hoje na hora do almoço, passei em frente a uma ótica e fiquei pensado, naquele cara sozinho lá dentro, ocioso e sem nada para distinguir a ótica de um boteco.

Para muitos empresários, especialmente os de pequeno porte, marketing, publicidade, comunicação empresarial, assessoria de imprensa, entre outros, são termos confusos, dos quais não se conhecem os limites.

No dia-a-dia, é comum vermos micro e pequenos empresários acreditando que estratégias de marketing são apenas para grandes empresas ou, ainda, que demandam grandes investimentos financeiros. A partir daí, muitos vêem o marketing e a exploração de suas ferramentas como algo distante de sua realidade.

O que se pretende em um pequeno negócio,  é o desenvolvimento de ações simples de comunicação e marketing, acessível a qualquer negócio, independentemente de seu porte. Através de um plano eficiente de comunicação por relacionamento, não necessariamente com alto investimento financeiro, torna-se possível elevar a marca, a imagem e o conceito de uma empresa.

No mercado acelerado que se vive hoje, há cada vez mais, a necessidade de se manter uma posição diferenciada com relação a clientes, buscando versatilidade, sem ficar engessado em teorias, planilhas, gráficos e modelos propostos por grandes autores.

O pequeno negócio tem a seu favor a “chave” do sucesso: proximidade com seus clientes, funcionários e fornecedores. Nesse momento de transição, em que a publicidade e propaganda (meios de comunicação com investimento elevado) perdem posição na mente do consumidor, fica mais fácil a entrada das MPEs.

Relacionar-se, encantar, respeitar e emocionar são, em conjunto, a grande oportunidade para as pequenas empresas conquistarem e manterem seus clientes. Em meio a tantos produtos/marcas/serviços iguais, os clientes (internos e externos) querem ser únicos. Querem atenção, informação, querem ser reconhecidos, ouvidos, querem ter suas emoções despertadas, querem participar.

Seguem abaixo exemplos de ações de comunicação e marketing por relacionamento com baixíssimo custo, para serem testadas por empreendedores que acreditam no seu negócio e na força que o marketing pode dar para sua empresa.

1)     Construa sua Micromunicação (Itens básicos de comunicação que toda empresa deve ter): Identidade visual, papelaria administrativa, folhetos, site, apresentação digital e CRM);

2)     Organize as informações: Independente de ser em uma simples planilha de Excel ou em algum software pago, o importante é que o maior número de informações do seu público esteja arquivado;

3)     Defina seu posicionamento: Reflita sobre os objetivos da empresa, e principalmente, descubra como você deseja ser percebido pelos seus clientes. Liste a personalidade e características da empresa, como se fossem de uma pessoa física;

4)     Construa páginas empresariais nas redes sociais: O consumidor é 2.0. É na web, em páginas, blogs e chats que eles estão se expondo. Aproveite para estar mais próximo dele, ouvi-lo, surpreendê-lo etc.

5)     Reconheça os seus vizinhos: Faça-se conhecido localmente. Descubra como as empresas/pessoas ao seu redor podem se interessar por seu negócio. Estreite relacionamento com essas pessoas que, mesmo que não “consumam” o seu negócio, serão fortes propagadores da sua empresa;

6)     Gere conteúdo: Seus clientes se interessam direta ou indiretamente por seus produtos/serviços. Leve até ele informações constantes, dicas e novidades. Através de email marketing, redes sociais, site, blog, revistas, jornais etc.

7)     Promova eventos: Sejam eventos enormes ou um simples café da manhã, esse tipo de ação objetiva a interatividade com as pessoas;

8)     Reconheça talentos: Os colaboradores são os principais clientes. Eles, sobretudo, precisam “comprar” o seu negócio para vendê-lo. Valorize os funcionários que vestem com você a camisa para o sucesso do seu negócio;

9)     Surpreenda seus clientes: Aniversários, datas comemorativas, brindes, presentes, carinho, resposta rápida a dúvidas/reclamações/sugestões, são apenas alguma formas de se relacionar positivamente com quem se conhece.

10) Potencialize seu negócio: Fornecedores, clientes e funcionários devem ser encarados como parceiros de negócio. que, juntos, somam esforços para atingir os objetivos individuais de cada um.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de se relacionar positivamente com seus públicos, conquistando e mantendo clientes.


Sucesso a todos,

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