Boa tarde gestores,
Essas são apenas algumas das inúmeras
possibilidades de se relacionar positivamente com seus públicos, conquistando e
mantendo clientes.
Sucesso a todos,
Conversando com o Prof. Rafael hoje na hora do almoço, passei em frente a
uma ótica e fiquei pensado, naquele cara sozinho lá dentro, ocioso e sem nada
para distinguir a ótica de um boteco.
Para muitos empresários, especialmente os de pequeno
porte, marketing, publicidade, comunicação empresarial, assessoria de imprensa,
entre outros, são termos confusos, dos quais não se conhecem os limites.
No dia-a-dia, é comum vermos micro e pequenos empresários
acreditando que estratégias de marketing são apenas para grandes empresas ou,
ainda, que demandam grandes investimentos financeiros. A partir daí, muitos
vêem o marketing e a exploração de suas ferramentas como algo distante de sua
realidade.
O que se pretende em um pequeno negócio, é o desenvolvimento de ações simples de
comunicação e marketing, acessível a qualquer negócio, independentemente de seu
porte. Através de um plano eficiente de comunicação por relacionamento, não
necessariamente com alto investimento financeiro, torna-se possível elevar a
marca, a imagem e o conceito de uma empresa.
No mercado acelerado que se vive hoje, há cada vez mais,
a necessidade de se manter uma posição diferenciada com relação a clientes,
buscando versatilidade, sem ficar engessado em teorias, planilhas, gráficos e
modelos propostos por grandes autores.
O pequeno negócio tem a seu favor a “chave” do sucesso:
proximidade com seus clientes, funcionários e fornecedores. Nesse momento de
transição, em que a publicidade e propaganda (meios de comunicação com
investimento elevado) perdem posição na mente do consumidor, fica mais fácil a
entrada das MPEs.
Relacionar-se, encantar, respeitar e emocionar são, em
conjunto, a grande oportunidade para as pequenas empresas conquistarem e
manterem seus clientes. Em meio a tantos produtos/marcas/serviços iguais, os
clientes (internos e externos) querem ser únicos. Querem atenção, informação,
querem ser reconhecidos, ouvidos, querem ter suas emoções despertadas, querem
participar.
Seguem abaixo exemplos de ações de comunicação e
marketing por relacionamento com baixíssimo custo, para serem testadas por
empreendedores que acreditam no seu negócio e na força que o marketing pode dar
para sua empresa.
1) Construa sua
Micromunicação (Itens básicos de comunicação que toda empresa deve ter):
Identidade visual, papelaria administrativa, folhetos, site, apresentação
digital e CRM);
2) Organize as
informações: Independente de ser em uma simples planilha de Excel ou em algum
software pago, o importante é que o maior número de informações do seu público
esteja arquivado;
3) Defina seu
posicionamento: Reflita sobre os objetivos da empresa, e principalmente,
descubra como você deseja ser percebido pelos seus clientes. Liste a personalidade
e características da empresa, como se fossem de uma pessoa física;
4) Construa
páginas empresariais nas redes sociais: O consumidor é 2.0. É na web, em
páginas, blogs e chats que eles estão se expondo. Aproveite para estar mais
próximo dele, ouvi-lo, surpreendê-lo etc.
5) Reconheça os
seus vizinhos: Faça-se conhecido localmente. Descubra como as empresas/pessoas
ao seu redor podem se interessar por seu negócio. Estreite relacionamento com
essas pessoas que, mesmo que não “consumam” o seu negócio, serão fortes
propagadores da sua empresa;
6) Gere
conteúdo: Seus clientes se interessam direta ou indiretamente por seus
produtos/serviços. Leve até ele informações constantes, dicas e novidades.
Através de email marketing, redes sociais, site, blog, revistas, jornais etc.
7) Promova
eventos: Sejam eventos enormes ou um simples café da manhã, esse tipo de ação
objetiva a interatividade com as pessoas;
8) Reconheça
talentos: Os colaboradores são os principais clientes. Eles, sobretudo,
precisam “comprar” o seu negócio para vendê-lo. Valorize os funcionários que
vestem com você a camisa para o sucesso do seu negócio;
9) Surpreenda
seus clientes: Aniversários, datas comemorativas, brindes, presentes, carinho,
resposta rápida a dúvidas/reclamações/sugestões, são apenas alguma formas de se
relacionar positivamente com quem se conhece.
10) Potencialize seu negócio: Fornecedores, clientes e
funcionários devem ser encarados como parceiros de negócio. que, juntos, somam
esforços para atingir os objetivos individuais de cada um.
Sucesso a todos,
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