Industria de caminhões prevê redução na produção.

Boa tarde gestores,

A desaceleração do crescimento da economia, as restrições na aprovação de crédito e as incertezas sobre a disponibilidade do Diesel S-50 estão trazendo um primeiro semestre mais lento na indústria de caminhões. Essa é a análise de Osvaldo Jardim, executivo da Ford Caminhões.

De acordo com ele, mesmo com a recuperação prevista pelo setor no segundo semestre, 2012 deve apresentar uma redução no mercado de caminhões. A expectativa é que, ao longo do ano, o número total de emplacamentos no mercado brasileiro seja de 150.000 unidades, menor do que os 172.661 de 2011.

“Um programa de renovação de frota é o mais inteligente e adequado para o estágio de desenvolvimento do nosso país. Seria necessário, para atender a melhoria do ar que respiramos, de forma mais rápida, um estímulo à indústria para permitir uma redução nos custos de manutenção de um caminhão”, acredita Jardim.

“À medida que os estoques de caminhões com motorização Euro 3 se esgotam, não há sentido um Finame especial para veículos Euro 5. E, as ações tomadas recentemente em relação ao novo PSI (Processo de Substituição de Importações), vieram para estimular a indústria como um todo. O ganho maior para o meio ambiente viria de um programa de renovação de frota”, completa o executivo.

Para o segundo semestre, a expectativa é que o mercado esteja mais aquecido, pois a disponibilidade do S-50 já deverá estar normalizada, a revisão das taxas de financiamento do PSI poderá ajudar mais o varejo, e a economia deve crescer em índices superiores aos vistos até agora.



Sucesso a todos,

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