Bom dia gestores,
Conhecemos a importância de investir em um bom
relacionamento com clientes, e também vivenciamos a escalada de exigências e rigor
presentes nas relações entre contratantes e contratados.
Por outro lado, existe a disseminação da informação e do
conhecimento, disponíveis a todos, alimentando o senso crítico e municiando os
nossos potenciais contratantes de grande capacidade de questionamento e
análise.
Sem dúvida um processo saudável e benéfico, que tende a
eliminar amadores e prestigiar o profissionalismo, a assertividade e a elevada
capacitação, e vocês já estão cansados de ouvir esses comentários em aula..
Até aqui tudo ótimo e perfeito, porém (ah... porém, como
diria Paulinho da Viola) existem situações onde o posicionamento firme e
assertivo diante de nossos clientes se faz necessário, e muito em benefício da
qualidade dos serviços prestados.
São momentos carregados de personalidade, presença do
risco da má interpretação e sangue frio, sempre.
Nessa hora, é preciso deixar de lado a premissa de que o
cliente sempre tem razão, para, em benefício do próprio cliente, abordar
circunstâncias críticas, dizer verdades e adotar um ou outro confronto no campo
das ideias.
Vamos nos preparar com cuidados essenciais???? . Vamos
lá:
1. Esteja absolutamente seguro de que a sua orientação
está dotada de perfeito embasamento técnico e conceitual;
2. Tenha certeza de que este posicionamento tão bem
embasado tecnicamente, não conflita com as práticas vigentes de mercado, que
invariavelmente sempre se encontram a um ou alguns passos adiante do mundo conceitual;
3. Avalie os riscos aos quais o seu cliente pretende se
submeter. Faça isso preferencialmente com algum estudo de viabilidade;
4. Tenha a paciência e todo o cuidado para escutar,
entender e interpretar as razões expostas pelo seu contratante;
5. Monte sua argumentação baseada no seu conhecimento, na
sua experiência e nos fatos;
6. Apresente seus argumentos com precisão de maneira
lógica e estruturada;
7. Defenda seu ponto de vista com serenidade e coerência,
deixando claro a prerrogativa da decisão por parte do seu cliente;
8. Não permita que estes embates saudáveis e necessários
prejudiquem o bom relacionamento até então construído;
9. Siga em frente com a segurança e a consciência de que
fez o melhor que poderia ter feito;
10. Jamais permita que o bom humor desapareça por conta
do stress que qualquer discussão;
E aí, are you ready????
Sucesso a todos,
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