13 de abril de 2012

Tecon-Santos, movimentação recorde.


Bom dia gestores,

O Tecon Santos bateu mais uma marca histórica de eficiência operacional, a primeira registrada em 2012. A média mensal por navio, segundo o indicador de março, aponta 81,86
Movimentos por Hora (MPH).

No período de 30 dias 87 mil contêineres foram movimentados em 104 navios. Com esse indicador, a Santos Brasil se mantém no patamar de eficiência dos principais operadores europeus. A Companhia tem feito aportes na modernização tecnológica com a aquisição de equipamentos de ponta, que preparam seus terminais para receber as embarcações Superpost Panamax.

Segundo Caio Morel, diretor de operações da Santos Brasil, a eficiência operacional do terminal é fruto do comprometimento de toda a equipe. "Nosso objetivo é continuar melhorando os indicadores. Para tanto, investimos em equipamentos e em treinamento dos nossos funcionários constantemente", assegura Morel.

A média mensal de produtividade da Santos Brasil é a maior na América do Sul, dentre os terminais que movimentam contêineres.

Terminal Tractor
O Tecon Santos já chegou a fazer, em janeiro deste ano, 155,5 MPH na operação de um único navio, o Maersk Lirquen, superando seu próprio recorde que era de 136,64 MPH, obtido no Monte Cervantes em junho de 2010. “Esses recordes são referentes a operação individual , já o cálculo da média mensal considera o MPH realizado em todas as embarcações no período de 30 dias. Neste quesito, o Tecon Santos tem apresentado o melhor desempenho já atingido nos portos brasileiros”, destaca o diretor de operações.

A Santos Brasil investiu no Tecon Santos, ao longo de 2011, R$ 43,4 milhões. Foram adquiridos 12 novos RTG twin picks (capazes de içar dois contêineres de 20 pés) e 30 novos terminal tractors. O investimento realizado, desde 1997 quando assumiu concessão do Tecon Santos, soma R$ 1,9 bilhão (em valores atuais). Os aportes foram destinados às obras de ampliação, modernização tecnológica e capacitação profissional. Ainda, segundo Morel, tecnologia associada à capacitação são elementos fundamentais para o aumento de produtividade, uma vez que melhoram o fluxo de contêineres, aumentam a eficiência e a capacidade de armazenagem no pátio.

Sucesso a todos,

Nenhum comentário: