Setor rodoviário espera crescimento.


Bom dia gestores,


Os empresários do setor rodoviário de cargas e de passageiros pretendem aumentar os investimentos no setor em 2012. É o que mostra uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgada nesta segunda-feira 02/03.

 A entidade ouviu 289 empresas do setor entre janeiro e o início de março.

De acordo com o estudo, aproximadamente 45% das empresas planejam adquirir veículos. O mesmo percentual é registrado entre as companhias que devem manter o tamanho de suas frotas, com a possibilidade de substituir ônibus ou caminhões antigos por outros mais novos. Enquanto isso, quase 58% prevê incremento de receita bruta, mesmo percentual que estima um aumento no número de viagens realizadas. Já 54% esperam ter alta no volume transportado.

A pesquisa mostra, também, que os profissionais do setor estão otimistas em relação à economia. Menos de 10% dos empresários acham que haverá recessão econômica e menor crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na comparação com 2011.

Por outro lado, os transportadores demonstram preocupação com o custo dos insumos. Caso ocorra uma elevação dos preços, o aumento pode ser repassado ao valor do frete e acarretar inflação no preço dos bens finais consumidos na economia. A maior parte dos entrevistados acredita em um aumento no preço de pneus (73,4%), lubrificantes (68,5%) e diesel (60,2%).

Sucesso a todos,

Comentários