Santos deve dobrar a capacidade até 2014.

Bom dia gestores,

O Porto de Santos deve dobrar a capacidade de operação até 2014. A previsão é do diretor de planejamento da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Renato Barco. A meta é que, com a construção de dois novos terminais, o complexo passe a movimentar 8 milhões de TEUs em carga.


Serão aplicados, aproximadamente, R$ 3,5 bilhões na construção dos dois novos terminais. Os investimentos virão da Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários S.A) e da Brasil Terminal Portuária.

“Em um ano e meio nós vamos mais que dobrar a nossa movimentação, esse é o nosso plano, o nosso projeto”, afirma Barco. Em 2011, foram movimentados 2,9 milhões de TEUs em Santos. Já a demanda prevista para 2014 é de 4,25 milhões de TEUs. De acordo com o diretor, a construção proporcionará a criação de até 1,5 mil empregos. Atualmente, 15 mil pessoas trabalham no porto.

Barco destacou, ainda, que a obra de dragagem para aprofundamento do cais já está 95% finalizada.

“É uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), está elevando o nível de atendimento e colocando o Porto de Santos como um dos mais importantes do mundo”, afirma. A intervenção vai ampliar a profundidade do canal de 12 metros para 15 metros.

Sucesso a todos,

Comentários