Processo seletivo, mude de postura.

Boa tarde gestores,


Uma simples mudança de postura e pensamento pode ajudar durante um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee, abaixo alguns mitos, e alguns comentários.

1. "Estudei em uma universidade pública e, por isso, estou muito à frente daqueles que fizeram particular".

Temos a falsa impressão de que o diploma de uma determinada instituição nos dá gap em relação aos concorrentes que não conseguiram estudar lá.  Mas o tempo e a experiência foram me mostrando que não é a universidade que faz o profissional e sim, o profissional que faz a universidade. Por isso, tome cuidado na sua postura perante os outros, afinal de contas, a humildade sempre é valorizada.

2. "O intercâmbio que fiz é um grande diferencial que tenho em relação aos concorrentes".

O que eu mais escutava dinâmicas de grupo eram pessoas dizendo que fizeram intercâmbio nos EUA, Canadá, Europa, etc. A experiência internacional conta sim, bastante, na formação da pessoa, mas não acredito que a viagem, por si só, gera um diferencial nos tempos atuais, pois viagens para o exterior é algo comum hoje, é mais relevante relatar sobre a viagem e não o destino e nem o que fez, e sim os aprendizados que você teve por meio dela. Que tipo de dificuldades que teve e o que fez para superá-las? Em que aspectos isso contribuiu para o seu amadurecimento? Acho que vale uma boa reflexão sobre isso.

3. "Já trabalhei em grandes empresas, por isso tenho uma enorme vantagem sobre aqueles que trabalharam em empresas de menor porte".

Isso já aconteceu comigo,  a experiência prévia em grandes companhias causa sim uma boa impressão, pois mostra que o candidato já passou por um processo seletivo rigoroso. Porém, são conquistas passadas, e você tem que mostrar naquele momento que é realmente o candidato a ser escolhido.

4. "Apesar de estar no nível intermediário, vou falar que tenho inglês avançado ou fluente".

Essa é uma das piores armadilhas que você pode montar para si mesmo. Mentir pode causar sérios constrangimentos e realmente "queimar o filme". Se você afirmar que é fluente no inglês, esteja preparado para ser testado, principalmente, em uma entrevista com um executivo de alto escalão.

5. "Para ser aprovado, tenho que mostrar iniciativa, por isso serei sempre o primeiro a falar. Além disso, falarei mais do que os outros".

O que conta mais é a qualidade dos seus argumentos na discussão em grupo e a relevância da sua contribuição no trabalho final. É perigoso falar demais porque você pode estar inibindo a participação dos outros e o trabalho em equipe requer que a opinião de cada um seja escutada.

6. "Tenho que ficar atento com a minha postura corporal porque estão avaliando se cruzo os braços, olho para baixo etc".

O importante aqui é ter uma postura, minimamente, aceitável para a situação. Por isso, evite ficar "deitado" na cadeira,  conversas paralelas o tempo todo etc.

7. "Para ser aprovado, preciso mostrar liderança, por isso logo no início vou tomar as "rédeas" do grupo".

Uma empresa não é feita só de líderes. A diversidade de perfis e competências é o que faz um time ser mais completo e gerar melhores resultados. Por isso, não fique limitado a querer ser o líder do grupo, pois isso pode não acontecer e você poderá se frustrar e comprometer o seu desempenho, contribua de forma valiosa com o seu grupo essa é a essência do líder.

8. "Tenho que usar palavras sofisticadas para causar boa impressão".

Ser formal não significa falar difícil. Mas existem situações que exigem a utilização de palavras mais sofisticadas como, por exemplo, em uma discussão mais técnica sobre um determinado assunto. Acho que aqui vale o bom senso de cada pessoa.

9. "O que conta é a essência e não a aparência, por isso não vou me preocupar tanto com a roupa".

Não há dúvidas que a essência tem maior peso na avaliação. Mas isso não significa que o candidato possa ir de forma desleixada às etapas presenciais. Não basta  ser, também tem que parecer. Por isso, dedique um tempo para se arrumar: penteie o cabelo, passe um desodorante e evite usar roupas muito informais ou extravagantes como, por exemplo, tênis, decotes, barriguinha de fora,  meias coloridas, paletó verde entre outros.

Comentários