Nokia anuncia prejuízo de 1,4 bilhões de Euros.

Boa noite gestores,

A Nokia registrou queda de um terço das vendas no primeiro trimestre, em razão de feroz concorrência no mercado geral de celulares e do começo lento de vendas de smartphones com o sistema operacional Windows.


O grupo finlandês anunciou ontem que suas vendas caíram 29%, registrando o prejuízo operacional de 1,4 bilhão de Euros, os resultados negativos se devem a uma queda de 40% nas vendas da divisão de aparelhos, onde o começo não muito positivo da linha Windows, lançada em outubro foi agravado por uma queda superior à esperada na linha de celulares intermediários.

A queda nas vendas líquidas foi causada em parte por "concorrência superior à esperada"  nos países em desenvolvimento.

A empresa está perdendo mercado para celulares de baixo preço equipados com sistema operacional Android, especialmente os de fabricantes chineses, o preço médio da venda dos aparelhos móveis da empresa caiu 20% no primeiro trimestre, como parte de seus esforços para manter a competitividade.

Os analistas estão preocupados com as tentativas da empresa para recuperar espaço no mercado de smartphones, a decisão de usar somente a plataforma Windows Phone é questionada devido a vendas iniciais baixas e bugs nos softwares, a Apple iPhone continua a dominar  a ponta mais sofisticada, e de margem de lucro mais saudável, do mercado de smartphones, e o desafio até agora provém de aparelhos equipados com o Android e fabricados pela Samsung e pela HTC, porque os consumidores até o momento não vêm reagindo com grande entusiasmo ao sistema Windows.

Luz amarela acesa, as vendas de smartphones da Nokia caíram 51% em termos de volume no primeiro trimestre, e a comercialização dos demais celulares da empresa recuou em 16%

Comentários